Pesquisar este blog

terça-feira, 19 de março de 2019

SENTIR-SE BEM NO TRABALHO...MUITO FÁCIL!


Embora as empresas sejam as grandes responsáveis em promover e garantir a qualidade de vida no trabalho, também cabe ao colaborador contribuir com algumas atitudes e comportamentos para manter e melhorar o clima organizacional.


1. Tenha responsabilidade 
      Ter pontualidade, entregar suas tarefas no prazo significa ter responsabilidade sobre o seu trabalho. E, tudo que as empresas buscam hoje são profissionais em que possam confiar. Para o colaborador ter credibilidade sobre o seu trabalho permite mais autonomia, menos desgastes e pressão. 
       Chegue no horário, entregue suas atividades no prazo, mostre que está comprometido com a empresa e com o time e que podem contar com você para oferecer os melhores resultados. Desta forma, suas chances de ser promovido e reconhecido aumentam drasticamente e o seu nível de satisfação com a empresa e o trabalho, também. 


2.Saiba trabalhar em equipe 
     Este é um fator importante e muito avaliado pelos profissionais de RH e gestão de pessoas. A capacidade de saber trabalhar em equipe e contribuir para evolução do próximo e dos resultados da empresa é essencial para quem quer ter mais satisfação no trabalho. 
    Pessoas que sabem trabalhar em equipe são mais produtivas e alcançam mais resultados. Sem falar que ao estreitar os laços e a confiança com a equipe faz com que o ambiente de trabalho torne-se mais harmonioso e agradável. 

3.Fique longe de fofocas 
    Nunca se envolva em fofocas.  Evite conversas fúteis, indiretas, confusões, problemas e inimizades com os colegas de trabalho. Além de demonstrar falta de profissionalismo e ética, deixa o clima pesado e transforma a atmosfera da empresa em um ambiente de trabalho hostil, afetando o trabalho e a produtividade de toda equipe. 
    Afaste-se de pessoas com este perfil e contribua sempre para ter um clima mais harmonioso na empresa, incentive o diálogo, trabalho em equipe e esteja sempre pronto a estender a mão a um colega que necessite de ajuda. Você só terá a ganhar com estas atitudes! 

4.Mantenha o foco 
      Mantenha o foco no seu trabalho e no que for interessante para empresa. Trabalhar em equipe não significa cuidar do trabalho do outro. Faça o seu trabalho bem efeito, solicite ajuda quando for necessário e evite assuntos que te causam dispersão. 
     Às vezes uma pausa para o café é bom, mas, retorne às suas tarefas o quanto antes para evitar o desperdício de tempo com conversas à toa. Assim, você não prejudica os prazos do seu trabalho, consegue ter mais proatividade e, certamente, será reconhecido por seu profissionalismo. 

5.Cultive bons relacionamentos 
      Os bons relacionamentos interpessoais contribuem para um clima organizacional harmonioso e para o desenvolvimento dos colaboradores. Para estabelecer essa interação, alguns líderes e gestores criam dinâmicas para melhorar as relações e o entrosamento em suas equipes tanto no trabalho como fora dele. 
      Um ambiente onde as relações são saudáveis e agradáveis é mais prazeroso de trabalhar e por consequência mais construtivo. Faz parte da boa conduta de um profissional ter relações saudáveis no trabalho. Lembre-se, é neste ambiente e com essas pessoas que você passa a maior parte do seu dia, vale a pena investir em um clima mais harmonioso. 

6.Seja gentil e amigável 
       Seja mais leve consigo e com os outros! Você não é obrigado a gostar de todo mundo, mas educação e gentileza cabem em qualquer lugar.  Tenha cordialidade, gentileza e seja solicito com todos seus colegas de trabalho. 
      Respeite a opinião alheia, saiba ouvir e fazer uma crítica, demonstre empatia, seja humilde, independente do cargo que exerça. Esses pequenos comportamentos contribuem para um clima organizacional mais leve, prazeroso e ajuda a reduzir o estresse no trabalho. 

7.Seja profissional 
  Ter bons relacionamentos, entrosamento com a equipe e cordialidade, não significa ter ou dar intimidade. Brincadeiras não saudáveis, apelidos, piadas forçadas e discursos ofensivos não são para o ambiente de trabalho. 
    Saiba separar a vida pessoal do trabalho, busque um equilíbrio, respeite seus colegas e os limites de cada um, entenda que este é o seu ambiente de trabalho e dê o melhor de si em suas tarefas. 

8.Tenha qualidade de vida fora do trabalho 
   Para ser um bom profissional não é preciso viver para o trabalho, muito pelo contrário. O equilíbrio entre vida pessoal e vida profissional é o que traz a qualidade de vida e resultados positivos em todas as áreas da vida. 

   Mantenha uma vida saudável, cultive bons relacionamentos, desfrute de momentos de lazer com amigos e famílias, cuide de sua mente, relaxe e curta a se mesmo, tudo isso contribuirá para uma vida com mais satisfação e conquistas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário