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sexta-feira, 23 de setembro de 2016

DPRÁXIS DE ANIVERSÁRIO!!!

       


quarta-feira, 24 de agosto de 2016

AULÃO DE GINÁSTICA NA SIPAT



             QUE MARAVILHA DE TURMA!!!

              AULÃO DE GINÁSTICA LABORAL NA SEMANA INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES.

SEGUEM IMAGENS








terça-feira, 16 de agosto de 2016

EVENTO NA SEMANA DA SIPAT


Hoje foi um dia diferente para a DPRÀXIS Educação Física.

Estivemos presentes da Semana Interna de Prevenção de Acidentes --- SIPAT em um de nossos clientes com a quickmassage.

Foi um sucesso!

Seguem algumas imagens...





quinta-feira, 4 de agosto de 2016

IMC: ÍNDICE DE MASSA CORPORAL, É REAL?




          Peso dividido pela altura ao quadrado =  IMC. Mas será que posso confiar neste número? Na teoria sim, mas não para todos os casos, pois este método possui limitações quanto a avaliação da forma física, pois não leva em conta alguns pontos cruciais na hora do cálculo, como a massa óssea, o tipo de gordura, a musculatura e o gênero.

          Vejamos dois exemplos

          Exemplo1: Indivíduo de 30 anos, 1,80m e 70kg IMC= 24 está dentro do peso ideal. Porém exames clínicos comprovaram que seu colesterol estava elevadíssimo, apresentava alterações cardíacas e gordura viceral, ou seja uma bomba relógio.

         Exemplo 2: Indivíduo de mesma idade, 1,88m e 106,05kg IMC= 30 considerado obeso. Quem é o indivíduo 2: ARNOLD SCHWARZENEGGER, tendo seu IMC calculado com os dados de competição.

          E agora? Como podemos calcular a matemática do peso ideal sem usar de programas e aparelhos sofisticados para isso?

         Seguem algumas idéias:




Revista Saúde é Vital - Julho 2016

CHÁ É A SOLUÇÃO , PARA QUASE TUDO


          
          Àlgum tempo atrás já publiquei neste mesmo blog uma matéria sobre os benefícios dos chás, suas propriedades e suas aplicações. Mas não custa lembrar novamente!

          Desta vez vou colocar de uma forma mais simples e objetiva:

          CHÁ DE CAMOMILA: ajuda a pegar no sono. A camomila é carregada de flavonóides ( antioxidante) e apigenina, que é uma substância sedativa.

          HIBISCO: Regula a pressão. Seu maior benefício é o efeito termogênico, acelerando o metabolismo e ajudando na perda de peso. Mas esta plantinha possui uma substância chamada antocianidinas, que causa uma vasodilatação das artérias, diminuindo a pressão arterial. A recomendação são três xícaras deste chá por dia.

          MATE: reduz o colesterol. Velha conhecida dos índios guaranis, presente também no chimarrão e no tererê, ajuda a reduzir o risco de doenças cardiovasculares, acelerando o metabolismo, ajudando na redução do colesterol ruim.

          HORTELÃ: preserva a memória. Chá parceiro do sistema digestivo, estimula a produção de dopamina, que é um neurotransmissor ligado á memória e as funções cognitivas.

          VERDE: bom para diabéticos. Popular pelo efeito termogênico, contribui também para o tratamento do câncer de próstata. Também ajuda a proteger os vasos sanguíneos e a reduzir os males ao sistema cardíaco. MAS CUIDADO: seu uso em altas dose pode causar palpitações, dor de cabeça e ansiedade.

          PRETO: protege o coração. Sua planta de origem é a mesma do chá verde e do chá branco, porém passam por processos diferenciados para se obter o chá. Mas trás os mesmos benefícios como abaixar a pressão e ação antioxidante.

         BRANCO: ajuda a prevenir tumores. Minimiza a inflamação e ajuda na prevenção e tratamento de doenças crônicas, como o câncer.

         
Revista Saúde é Vital  - Julho/2016

ALIMENTO INTEGRAL...OBA!!! SERÁ QUE É VANTAGEM?

        


          Nem sempre. O que acontece é que não temos o costume de ler as informações nutricionais dos rótulos, e mesmo se lermos, muitas vezes não sabemos interpretá-las.

          Resolvemos fazer uma dieta: diminuir o glútem, a lactose, aumentar o consumo de fibras e diminuir as calorias. Vamos até o mercado e compramos "lanchinhos saudáveis", e vamos direto nos alimentos integrais...FIT. Porém as vezes acabamos levando gato por lebre, até olhamos as informações nutricionais mas apenas onde diz "quantidade de calorias por porção" e esquecemos de levar em conta a quantidade de sódio, açúcares e gorduras.

          Mas no que prestar a atenção?
          
          Seguem algumas dicas:


Revista Saúde é Vital - Julho / 2016


quinta-feira, 21 de julho de 2016

DPRÁXIS DE CARA NOVA!








           Em comemoração aos 5 anos da DPráxis Educação Física, demos uma repaginada no visual. Buscamos tornar a marca mais chamativa e confiável.

           Mais moderno e inovador, suas novas cores representam saúde, vitalidade, energia e confiança.

           Seu desenho representa o movimento e a leveza da prática da Ginástica Laboral.


                    Esperamos que gostem!!!

sábado, 2 de julho de 2016

ALONGAR OU NÃO ALONGAR?





 Saiba como e quando usar o estica e puxa a favor dos exercícios físicos

          A dúvida sempre permaneceu, mas eis que surgiu a resposta: alongamento estático ( aquele parado) diminui sim a performance! Mas apenas quando a pessoa passa mais de 1 minuto na mesma posição. Mas convenhamos, que deixar de alongar só para "não comprometer o desempenho" faria pouquíssimo sentido. 
      
          Há basicamente dois tipos de alongamento:

ESTÁTICO: é o que fazemos parados. Possui a vantagem de relaxar a musculatura e propiciar uma maior amplitude de movimento. Em contrapartida, quando mal feito, atravanca a transmissão de ordens do cérebro para os membros e limita temporariamente a potência do músculo.

DINÂMICO: nele, você executa gestos repetitivos que espicham a musculatura (em geral, eles imitam os movimentos da atividade a ser realizada). É um aliado na ativação do sistema nervoso central e já serve como aquecimento. Porém, ainda não há evidências suficientes sobre sua capacidade de prevenir lesões.

          O alongamento estático protegem contra as lesões musculares agudas, aquelas derivadas de uma pancada ou sobrecarga, isso porque os músculos e tendões tornam-se mais complacentes. Assim, absorvem melhor o choque dos movimentos vigorosos.

          A principal diferença está na atividade exercida. Indivíduos que realizam contrações musculares muito vigorosas ou velozes ou práticas de necessitam de amplitude máxima nas articulações podem se benificiar mais de alongamentos estáticos. Já atividades caracterizadas por movimentos repetitivos, o mais indicado são alongamentos dinâmicos, pois irão "diferenciar" na atividade exercida.

Revista Saúde - 03/2016
          

terça-feira, 28 de junho de 2016

ÁGUA PARA EMAGRECER

       

          Aumentar um pouco o consumo diário já faz a diferença para baixar o ganho calórico, especialmente quando ele vem de produtos cheios de açúcar e gordura.

          Acrescentar um a três copos de água por dia na rotina propicia um maior controle do apetite e uma redução de 68cal a 205cal no consumo diário.

         E mais: baixou o nível de sódio, açúcar e colesterol.

          O ideal são 40ml por quilo de peso corporal, ou seja, uma pessoa de 70kg deveria ingerir 2,8 litros de água por dia. Mesmo que você consumir esta quantidade, vale a pena acrescentar um copo ou mais à rotina. O que não podemos é passar dos 5 litros.

          Mas vale lembrar: tem que ser água pura, nada de gaseificada,sucos ou refrigerantes.

                                                                             Revista Saúde é Vital - 04/2016