Pesquisar este blog

quinta-feira, 21 de março de 2019

QUE TIPO DE GINÁSTICA LABORAL VOCÊ FAZ?




Você sabia que existem quatro tipos de ginástica laboral?

      Investir na saúde dos colaboradores é uma das alternativas para melhorar o clima organizacional. Quando se trabalha em um local tenso e com constante pressão, os resultados e a criatividade tendem a diminuir, uma vez que o psicológico do empregado é atingido, afetando de forma negativa sua produção. Portanto, se o seu objetivo é aumentar o lucro dos negócios, leia este post e saiba como isso é possível.

       A ginástica laboral consiste em realizar diversos exercícios físicos — durante o expediente — para descontrair e garantir ao colaborador mais disposição na execução das atividades do dia a dia.

1. Ginástica laboral preparatória

    O nome já carrega o significado para a sua atuação: preparar para a jornada de trabalho. Por isso, essa ginástica é feita antes de começar as atividades do dia na empresa.
    Por meio de exercícios de coordenação, flexibilidade e resistência, essa modalidade ativa fisiologicamente o corpo do funcionário e ele, por sua vez, estará mais concentrado e disposto para o trabalho. 

2. Ginástica laboral compensatória

    Muitas vezes, o funcionário sente uma dor na musculatura porque se esforçou de maneira inadequada. Justamente para evitar esse desconforto é usada a ginástica laboral compensatória durante o expediente de trabalho.
    Com exercícios de alongamento, respiração e postura, essa ginástica alivia uma eventual tensão muscular do funcionário. Sendo assim, ele não precisará se ausentar do trabalho quando sofrer algum esforço excessivo, uma vez que essa modalidade ajuda nesse quesito.

3. Ginástica laboral de relaxamento

     Quando estiver faltando de 10 a 12 minutos para o fim do expediente, essa ginástica entra em ação. Ela tem o objetivo de suavizar o ritmo de trabalho, reduzindo o estresse e aliviando tensões que foram adquiridas durante o dia.
     Para alcançar esse objetivo podem ser feitos exercícios de massagem, meditação, alongamento e respiração. A ginástica laboral de relaxamento tem o poder de reduzir o estresse, ajudando favoravelmente os relacionamentos, amenizando até mesmo desentendimentos de trabalho e familiares. Isso porque, após esse exercício, o funcionário consegue ter uma relação social mais amigável e tranquila.

4. Ginástica laboral corretiva

    Em algumas situações de trabalho podem existir estruturas ergonômicas inadequadas para aquele funcionário. E isso acaba causando consequências negativas para o corpo do indivíduo. Tentando reduzir e combater esses efeitos, a ginástica laboral corretiva procura encontrar o equilíbrio muscular.
      Ela se utiliza de exercícios que têm a função de fortalecer os músculos fracos e alongar os músculos encurtados. A ideia é distensionar a musculatura do funcionário. Pode ser feita todos os dias, de uma maneira individualizada e específica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário