O clima organizacional é um padrão de crenças, conhecimentos e comportamento humano dentro de uma empresa. Esse conjunto de atitudes, valores e práticas que dependem diretamente da capacidade dos líderes em motivar os colaboradores são características fundamentais para o sucesso de uma organização.
A partir dessa cultura, a empresa se diferencia no mercado e ainda permite que o colaborador se sinta motivado por fazer parte de um time, o que reflete no aumento de produtividade e na valorização do trabalho.
Aqui estão algumas dicas de como melhorar o clima.
Realize pesquisas de feedback
Uma estratégia para melhorar o ambiente de trabalho deve, em primeiro lugar, partir de pesquisas de satisfação dos colaboradores. Com elas, é possível observar os pontos fracos e fortes do grupo e entender quais são as razões deles, para tornar a avaliação mais clara e a tomada de decisão mais acertada.
Essas pesquisas não necessariamente precisam ser em forma de questionário, isto é, o gestor pode optar por se aproximar dos colaboradores, fazer reuniões individuais ou por setor e se mostrar aberto às opiniões de todos.
Procure integrar os novos funcionários
Inserir o novo funcionário no clima organizacional é uma forma de incentivá-lo a se sentir parte da equipe. Dessa maneira, sempre que uma nova pessoa passar a integrar o time informe-a sobre os costumes e expectativas da empresa, a fim de gerar um senso de envolvimento.
Estabeleça metas viáveis
O estabelecimento de estratégias é o ponto de partida para diversas ações e projeção de propósitos da organização. Sendo assim, uma das principais estratégias de sucesso é propor metas viáveis, bem elaboradas e que sejam capazes de motivar todos os funcionários a alcançá-las.
Crie uma cultura da empresa
A cultura de uma organização pode ser definida como um conjunto de valores compartilhados entre os integrantes da equipe e que a diferencia diante dos concorrentes.
Isso significa que ela determina a própria identidade e define as relações estabelecidas dentro do ambiente de trabalho. Dentro da cultura podemos ter tradições, hábitos, crenças e a forma com que os funcionários se relacionam entre si.
Quando se cria uma cultura organizacional, há um aumento do desempenho e também cresce a satisfação do funcionário em prestar serviço para a empresa.
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