Pesquisar este blog

domingo, 21 de outubro de 2012

O PREÇO DA OBESIDADE


Os quilos de sobra da população brasileira pesam no orçamento do SUS


              A endocrinologista Luciana Bahia, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, listou as enfermidades provocadas pela barriga saliente e, então, verificou quanto cada uma custa ao SUS. Resultado: em média 1,9 bilhões de reais foram torrados por ano por lidar com estas moléstias. Esse dinheiro também foi gasto com doenças decorrentes da obesidade, como diabetes e hipertensão. A cientista descobriu que, daquele total, 11% estão relacionados apenas à obesidade. Ou seja, impressionante R$ 209 milhões!

             Veja outros números de doenças ligadas à obesidade:

*510 milhões de reais : cânceres ligados à obesidade
*58 milhões de reais: relacionados à asma
*1,3 bilhões de reais: doenças cardiovasculares
*16 milhões de reais: osteoartrite
*40 milhões de reais: diabetes

Fonte: Revista Saúde

AUTO MASSAGEM PARA ALIVIAR A ENXAQUECA


Um tipo de massagem ajuda a amenizar as dores de cabeça e diminui o intervalo com que elas aparecem



          Pesquisadores da Universidade de São Paulo, e Ribeirão Preto, descobriram que combinar o tratamento medicamentoso com sessões semanais de massagens e fisioterapia minimiza tanto a intensidade quanto a freqüência dos incômodos. O método aplaca a tensão muscular principalmente em volta do pescoço, importante gatilho para sensações dolorosas. E, embora ideal seja buscar um especialista, dá para executar uma auto massagem com o intuito de ao menos relaxar um pouco.

         Toques com as pontas dos dedos deslizando do pescoço até os ombros ajudam a amenizar a enxaqueca.

DICAS:

*Faça exercícios regularmente
*Controle o estresse
*Durma em ambientes escuros e silenciosos.

           Exemplos de alongamento para o pescoço. Mantenha cada postura por 10 à 20 segundos.

Fonte: Revista Saúde

BARULHO DEMAIS CAUSA INFARTO

Poluição Sonora coloca a saúde cardíaca em risco




            A Sociedade Dinamarquesa de Câncer acompanhou homens e mulheres durante 10 anos. A conclusão foi: quem vive perto de avenidas movimentadas corre risco maior de sofrer um ataque cardíaco. A partir do limite de 40 decibéis, cada aumento de 10 já é suficiente para aumentar o problema em 12%, pois a exposição contínua ao barulho gera estresse crônico. Mesmo quando esta dormindo o som pode desencadear o aumento da pressão arterial e de níveis de hormônios como adrenalina.

Fonte: Revista Saúde

sábado, 6 de outubro de 2012

GENGIBRE NO COMBATE À GULA


               Começar o dia tomando um chá dessa raiz ajuda a maneirar nas garfadas das refeições seguintes


                 A conclusão veio da Universidade de Colúmbia, nos EUA,  depois de cientistas servirem uma infusão a obesos durante o café da manhã. Em comparação com dais em que bebiam apenas água quente logo cedo, os voluntários relataram maior saciedade.

                  Na pesquisa americana, o gengibre ainda elevou um pouco a queima calórica.  Alimento termogênico, lembram?

                 DICA: você pode colocar umas rodelas de gengibre dentro de sua garrafinha de água e ir tomando ao longo do dia. Isso ajuda a acelerar o metabolismo e com a saciedade também.

Fonte: Revista Saúde


QUEM DIRIA...CAFÉ FORTALECE OS MÚSCULOS



                 Cientistas da Universidade de Coventry, no Reino Unido, descobriram que a cafeína dá uma força aos músculos de pessoas de mais idade. Ela favorece a contração muscular e aumenta o fluxo sanguíneo. O resultado é uma musculatura mais forte e irrigada, pronta para o que der e vier.

                 MAS LEMBRE-SE: duas xícaras da bebida ajudam a evitar quedas e já facilitam as atividades do dia a dia. Mas cuidado. Xícaras a mais causam taquicardia e arritmia em idosos sensíveis.


Fonte: Revista Saúde

CASCA DA MAÇÃ PARA AUMENTAR OS MÚSCULOS E QUEIMAR CALORIAS


                 Estudo aponta que uma substância encontrada nessa parte da maçã evitaria o acúmulo de gordura e suas consequências.

                                                             

              Segundo cientistas da Universidade de Iowa, o nome do santo ácido é ursólico. Detectado na casca da maçã, ele favoreceu o crescimento muscular em cobaias. Como os músculos são bastante eficientes na hora de exterminar calorias, o corpo ficaria mais enxuto. Parece que a substância ainda aumentaria a concentração de gordura marrom ( que, apesar de ser gordura, acelera o gasto calórico).

               A maçã ainda é rica em antioxidantes ajudando a prevenir o envelhecimento das células e  cicatrizante, ajudando no tratamento da gastrite.

                Portanto, consuma a casca da maçã, que também é lotada de fibra. Só não esqueça de higienizá-la muito bem.
Fonte: Revista Saúde

PIZZA NUTRITIVA E LIGHT

               Pesquisadores escoceses desenvolveram a receita de uma pizza light, com mais vitaminas, minerais e baixos teores de sódio


                                  


             Aconteceu na Universidade de Glasgow, na Escócia. Segundo eles, o alimentos concentra 30% da quantidade de vitaminas e minerais recomendada por dia para um adulto. O que se sabe é que o sal da massa deu lugar à alga marinha, que agrega sabor e contém iodo, além de vitamina B12. Pimenta vermelha foi adicionada ao molho de tomate para aumentar o aporte de vitamina C. Enquanto a receita não é divulgada, aproveite a dica da nutricionista Thaís Arthur:

             Separe 100g de abobrinha italiana em rodelas, 5 fatias de tomate e 3 fatias de mussarela. Corte o pão sírio integral ao meio, formando dois círculos. Coloque o recheio e, porcima dele, folhas de manjericão e orégano. Leve ao forno para gratinar.

Fonte: Revista Saúde