Pesquisar este blog

GINÁSTICA LABORAL


A Ginástica Laboral é uma atividade realizada no próprio local de trabalho, de curta duração e consiste em exercícios compensatórios e de alongamento das principais estruturas musculares envolvidas nas tarefas ocupacionais diárias. Não provoca cansaço físico ou sudorese, é realizada com a própria roupa de trabalho e tem como objetivo a prevenção de doenças ocupacionais
A atividade classifica-se de três formas: Preparatória, Compensatória e de Relaxamento.
A Ginástica Preparatória é realizada no início do expediente de trabalho, e tem como objetivo despertar, motivar o trabalhador.
A Ginástica de Pausa ou Compensatória é realizada durante a jornada de trabalho quebrando a rotina e relaxando o corpo já cansado, oxigenando as estruturas musculares.
A Ginástica de Relaxamento ou Manutenção é aquela realizada após o expediente e fora do horario de trabalho.Consiste em um programa de condicionamento físico para os colaboradores, aprofundando-se no trabalho aeróbico, de flexiobilidade, força e resistência muscular. Esta é implantada nas empresas através de mini academias ou em parceria com academias maiores.
Entre os beneficios adquiridos pelos colaboradores podemos citar: a prevenção de doenças relacionadas ao trabalho, diminuição dafadiga muscular e emocional, melhora da postura, aumento da capacidade de concentração no trabalho, entre outros.
Para e empresa, a Ginástica Laboral torna-se um investimento, pois ajuda a diminuir as faltas no trabalho por questões de saúde, aumenta sua produtividade, tem uma maior integração dos colaboradores e tudo isso com um baixo custo.
O principal fundamento utilizado durante uma aula de Ginástica Laboral (independente da modalidade escolhida) é o alongamento.
O alongamento caracteriza-se por:

*   Preparar os músculos, prevenindo lesões osteomusculares;
*   Reduzir as tensões musculares  e emocionais;
*  Melhorar a coordenação;
*  Aumentar a amplitude articular;
*  Estimulam a circulação sanguínea;
*  São relaxantes;
*  Recuperam o músculo cansado ao seu comprimento de repouso;
* Torna o corpo mais flexível e apto para a realização das atividades do trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário