Pesquisar este blog

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

TRABALHO NO ESCRITÓRIO: SUAS PRINCIPAIS CONSEQUÊNCIAS


          




         Hoje muito se fala em LER ( Lesões por Esforço Repetitivo) e DORT ( Doenças Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho que são um conjunto de doenças, aproximadamente 30, que causam problemas no sistema motor do indivíduo. As mais conhecidas são a tendinite, a bursite e síndrome do túnel do carpo.

         Assim como qualquer atividade que envolva esforço repetitivo ou má postura, quem trabalha por longos períodos sentado, trabalhando em um computador,  está propenso a desenvolver alguma dessas doenças. Para se evitar estas condições, é importante oferecer ao colaborador um ambiente salubre, ou seja, que ofereça uma total sensação de bem estar, com completa ausência de doenças, tanto físicas quanto neurológicas, e sem riscos para a saúde, o que inclui, também, ferramentas e mobiliários adequados, assim como um programa de prevenção de doenças.

Doenças geradas no trabalho, geralmente, demoram a aparecer. A qualidade de vida significa apenas reduzir o esforço físico  do colaborador, mas também oferecer um ambiente no qual ele se sinta confortável, com boas amizades e costumes.

Uma das formas mais eficazes de prevenir doenças e o estresse ocupacionais é a ginástica laboral. Pequenas pausas para se exercitar, alongar e distrair um pouco da rotina são essências para manter a qualidade de vida do colaborador. Além de melhorar a condição física e psicológica, a ginástica laboral aumenta a integração entre os profissionais.
Dentre as principais doenças ocupacionais, podemos listar:

           *Lombalgia


*Síndrome do túnel do carpo

*Tendinite

*Bursite

*Problemas de visão

*Problemas de audição

*Estresse

*Depressão


Nenhum comentário:

Postar um comentário