Pesquisar este blog

terça-feira, 29 de novembro de 2016

COMPROVADO: EXERCÍCIO É MELHOR QUE REMÉDIO


Com relação a algumas doenças, os exercícios podem até reverter um quadro antes considerado irreverssível



      O receituário médico do futuro será diferente. Provavelmente os garranchos dos doutores permanecerão, mas, em vez de sair do consultório com a prescrição de anti-inflamatórios, analgésicos e vasodilatadores, você levará um aconselhamento da atividade física ideal para manter – ou recuperar – sua saúde.

          Seguem alguns exemplos já comprovados.

ALZHEIMER
         Recomenda-se corridas de longa distância. Estudos em animais e pessoas têm mostrado que a atividade física é capaz de reduzir as perdas de massa branca e cinzenta do cérebro relacionadas à idade e aumentar a neurogênese adulta, que é a criação de novas células em um cérebro já maduro. Quanto maior a distância, maior o número de novos neurônios.

DISFUNÇÃO ERÉTIL
             Recomenda-se caminhada e ioga. Apenas 30 minutos de caminhada por dia são capazes de reduzir em 41% o risco de disfunção erétil. É o que aponta um estudo da Universidade Harvard. Outra pesquisa, essa conduzida por britânicos, atestou que um assoalho pélvico forte aumenta a rigidez durante a ereção e ajuda a manter o sangue no pênis, pressionando uma veia-chave da região. Exercícios para o asoalho pélvico são comuns na prática da ioga.

ARTROSE NO JOELHO
              Recomenda-se caminhada e musculação. O tratamento conservador para a artrose é baseado em quatro pilares: alongamento, fortalecimento, controle motor (equilíbrio) e perda de peso. A hidroginástica é muito utilizada pelo baixo impacto, porém diversos estudos mostram que caminhadas diárias também trazem benefícios, pois melhoram a lubrificação e a nutrição das cartilagens.

DORES NA COLUNA E HÉRNIA DE DISCO
         Recomenda-se natação e pilates ou treinamento funcional. Muitos pacientes portadores de degenerações na coluna ou hérnias de disco são completamente assintomáticos, ou seja, o indivíduo possui alguma doença e não sabe. Para evitar e tratar o mal, invista em perda de peso através de atividades aeróbicas e fortalecimento muscular, principalmente  com ênfase no abdome e na região lombar.

CÂNCER
          Recomenda-se musculação, pilates e caminhada intervalada. Quem está em tratamento contra um câncer sofre perda de peso intensa, além de fadiga e falta de força. Com liberação médica, o exercício de força pode prevenir a perda muscular acentuada e melhorar a sensação de fadiga. A musculação bem dosada, ioga, pilates e caminhada intervalada com trote mantêm a disposição.

LABIRINTITE E OUTRAS DESORDENS DE EQUILÍBRIO
             Recomenda-se tai chi chuan e ioga. Apesar da vontade incontrolável de permacer imóvel, a melhor forma de encarar esses distúrbios é colocar a estabilidade à prova. Dois estudos avaliaram o equilíbiro, um em idosos submetidos a algumas semanas de tai chi chuan e outro em atletas após dez semanas de prática de ioga. O resultado provou que as modalidades aumentam potencialmente o equilíbrio.

PARKINSON, DIABETES, DOENÇAS PULMONARES E CARDÍACAS
             Recomenda-se treinamento intervalado de alta intensidade - HIIT. Estudos sugerem que o HIIT não só é seguro para a maioria dos doentes, mas mais eficaz em prevenir ou reverter os déficits associados a muitas doenças crônicas do que as atividades aeróbicas de baixo impacto. Os pesquisadores descobriram que levar o corpo próximo ao limite por períodos muito breves, intercalados com períodos de descanso, traz mais benefícios para a melhoria cardiovascular, respiratória, metabólica e das funções mecânicas. 
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário