Pesquisar este blog

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

ERGONOMIA, LOMBALGIA E SAÚDE DO TRABALHADOR



Vários dos problemas que afetam a realidade do trabalhador de escritório, e a que mais aparece é a lombalgia, que na mais é do que uma forte dor nas costas, geralmente na região lombar.

Má postura e imobiliário inadequado, associado ao sedentarismo, elevam a quantidade de pacientes, cada vez mais novos, que procuram por atendimentos médicos e afastamentos temporários, com diagnósticos precoces de hérnias lombares e cervicais.

Para ajudar a evitar este distúrbio, além de conscientização sobre a postura, deve-se realizar um trabalho aprofundado de ergonomia, afim de oferecer todas as ferramentas aos colaboradores para que possam ter qualidade de vida no trabalho.

A ergonomia nada mais é do que um estudo do relacionamento entre o homem e seu ambiente de trabalho, onde devemos adaptar o ambiente ao homem, e não o homem ao ambiente, melhorando a segurança, a saúde, conforto e maior eficiência.

A Norma Regulamentadora de Ergonomia (NR 17) estabelece parâmetros que asseguram a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas, de modo que proporcionem conforto, segurança e desempenho eficiente. 

É possível mudar hábitos em benefício da saúde. Entre as principais dicas, recomendo caminhar por cinco a 10 minutos a cada uma hora sentado para facilitar a circulação do sangue nas pernas. Para manter a postura correta na cadeira, um apoio para os pés pode garantir maior conforto, os cotovelos devem estar na altura do teclado e a parte superior do monitor na altura dos olhos
 Um programa de Ginástica Laboral também deve ser introduzido no programa de ergonomia, pois também trabalha com a prevenção de doenças ocupacionais.

A falta de exercícios físicos diários também contribui para o surgimento das lesões. Utilizar as escadas no lugar do elevador, em pelo menos dois andares, fortalece membros inferiores e a musculatura antigravitacional da coluna. É necessário respeitar os limites do corpo. A ginástica laboral (aquecimento e alongamento) é importante e deve ser praticada, mas não substitui as atividades de condicionamento que precisam ser realizadas três vezes na semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário