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quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

QUALIDADE DE VIDA DO TRABALHO





              A evolução das formas de produção sempre esteve relacionada com a forma de o homem organizar seu trabalho. Com o passar dos anos, as pessoas cada vez mais buscam novas maneiras para realizar suas tarefas. O trabalho artesanal foi sendo substituído por máquinas, e com o início do período da Revolução Industrial em meados do século XVIII surgiu uma forma mais organizada de trabalho em virtude do aperfeiçoamento de técnicas, do desenvolvimento de máquinas e de novas tecnologias.

   
 A qualidade começou a ser estudada com maior afinco, após o  final da segunda guerra mundial, por volta dos anos 50, período na qual se inicia em Londres, os estudos sobre o movimento qualidade de vida no trabalho, com a abordagem sócio-técnica estudando formas de melhorar a organização do trabalho buscando tornar a vida dos operários, mais agradável e satisfatória e, consequentemente, mais rentável.
    
       Assim, a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) pode ser definida como: "um conjunto de ações de uma empresa que envolvem diagnósticos e implantação de melhorias e inovações gerenciais, tecnológicas e estruturais, dentro e fora do ambiente de trabalho visando proporcionar condições plenas de desenvolvimento humano para e durante a realização do trabalho".



      Logo, a implantação da QVT é essencial nos dias de hoje para a competitividade entre as empresas sendo um fator de diferenciação entre elas, pois proporciona um maior rendimento produtivo de seus colaboradores. 



   A qualidade de vida no trabalho vinha sendo abordado em vários estudos, porém em 1974 com a crise energética e alta inflação,  as empresas começaram a direcionar seus esforços à sobrevivência no mercado, abandonando interesse pelo tema. Porém no início da década de 80, notou-se a insatisfação no trabalho e uma queda do compromisso por parte dos empregados com seus trabalhos, o que culminou na retomada dos estudos, onde a preocupação com o aumento da competitividade a nível mundial levou os americanos a se preocuparem com os novos sistemas gerenciais desenvolvidos pelos japoneses, e com a relação entre os programas de produtividade centralizados nos operários.











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