Pesquisar este blog

terça-feira, 10 de maio de 2011

7 MITOS SOBRE BEBIDAS




1. Um refrigerante "light" está livre de calorias?



Um refrigerante light significa que apresenta uma redução de, pelo menos 30% de determinada substância (calorias, açúcar, gordura, etc.), quando comparado com o produto original. O que não quer dizer que seja necessariamente pobre em calorias, por exemplo. Poderá diminuir o teor de gordura, mas se aumentar no açúcar, o valor energético será praticamente o mesmo. 


2. O organismo precisa de bebidas com açúcar? 


Depende. Um organismo de diabético em hipoglicemia (baixos níveis de açúcar no sangue) precisa. Um atleta, como um maratonista ou ciclista, após um esforço intenso e prolongado, também pode beneficiar de uma fonte rápida de energia. Já antes da competição, não é boa estratégia, uma vez que a energia é tão rápida a chegar como a partir, levando a uma diminuição dos níveis de açúcar no sangue e consequente desconcentração e cansaço. Exceptuando estes dois casos, o organismo não precisa de bebidas com açúcar. Existem estudos que as associam a cáries dentárias e diabetes tipo II.

 3. Todas as águas engarrafadas como a água com gás, água tónica, água com sabores e a água mineral são ÁGUA? 

Nem todas as “águas” são águas. É por isso que na prateleira do supermercado não estão (ou deveriam estar) todas juntas. A água não tem valor calórico, sendo o seu consumo recomendado cerca de 2 litros por dia, dependendo de acertos com a temperatura, prática de exercício e de outras condições, como complicações de saúde – febre e diarreia - que requerem uma reposição de líquidos. Por outro lado, existem “águas” com nutrientes funcionais (ex: águas aconselhadas no controlo de peso, com fibras solúveis, cuja acção promove a saciedade, contribuindo assim para a perda de peso e a inibição da gordura). Em programas de emagrecimento, deve-se optar por uma água com níveis inferiores a 20 mg de sódio por litro. As “águas” com nutrientes funcionais podem ainda ser com ou sem valor calórico, com ou sem aditivos químicos e adoçantes. Moral da história: deve-se ler sempre os rótulos, as “águas” não são todas iguais. 

4. Beber vinho em vez da cerveja não provoca “barriga de cerveja”?  

É um engano achar que o vinho contém menos calorias que a cerveja. um copo de vinho contém aproximadamente 1230 calorias enquanto que uma garrafa de cerveja tem cerca de 150 calorias. Ou seja, o vinho contém mais calorias por centilitro. Regra geral, quanto mais doce é o vinho, mais açúcar e calorias tem. Seguindo o mesmo raciocínio para os licores - quanto mais forte é o sabor, mais são as calorias. A questão é que as calorias importam, mas nem por isso são fundamentais. O ponto chave da “barriga de cerveja” e de outras gorduras localizadas está no Índice Glicémico (IG). O IG indica a velocidade a que um hidrato de carbono é decomposto e faz subir os níveis de açúcar e insulina no sangue . Ao optarmos por bebidas (ou alimentos) de baixo índice glicêmico vamos evitar picos de açúcar no sangue e eventuais acumulações de gordura em zonas do corpo, como o abdomen. A cerveja tem de fato um índice glicêmico mais elevado que o do vinho, o que faz justiça à expressão “barriga de cerveja”. Nenhuma bebida alcoólica será tão clara como água (o IG não se aplica à água, que não tem açúcar).


5. O café é a principal fonte de cafeína?

Algumas bebidas, como o Red Bull, contêm tanta cafeína quanto o café. O chá e alguns refrigerantes também têm cafeína. Quando o consumo de cafeína é moderado, não tem implicações para a saúde. Existem até estudos que defendem benefícios para o coração. Está no entanto limitada a pessoas com hipertensão e a mulheres grávidas. A cafeína é um estimulante que pode aumentar a frequência cardíaca e a pressão arterial, podendo afectar o sono e provocar irritabilidade. Regra geral, recomenda-se não exceder dois cafés por dia, de preferência, sem açúcar.


6. Beber sucos de frutas é saudável?

Não é bem assim. Comer fruta é saudável. Mas quando diluída em sumo, tem mais calorias e perde ao nível da ingestão de fibras. As peças de fruta demoram mais tempo a ser digeridas e o seu açúcar é libertado de um modo mais gradual na corrente sanguínea, comparando com os sumos que induzem elevações bruscas de glucose no sangue. Na verdade, um sumo de frutas é sumo açucarado. A British Dental Health Foundation aconselha a beber ou comer fruta apenas às horas das refeições e não ao longo do dia. Porque o açúcar (combinado com o ácido cítrico das laranjas ou ananás) atacam o esmalte dos dentes, o que requer algum tempo a recuperar.


 7. Água à refeição engorda?

Não. A água é essencial a qualquer hora do dia. Hidrata, não tem valor calórico, é o principal composto do corpo e está envolvida no funcionamento de todo o sistema corporal. Excepto em situações específicas – quando os rins não conseguem excretar a água em excesso, por exemplo – casos de sobredosagem são raros em pessoas saudáveis.

 Fonte: Performance Nutritional Journal




Postura no computador




quinta-feira, 5 de maio de 2011

MAIS UM MOTIVO PARA NÃO FUMAR!!!


Nos dias atuais, quando a pauta é a prática de exercícios físicos, a maioria das pessoas imediatamente arruma uma “desculpa”: falta tempo, não tem companhia, não tem mais idade para isso, medo de se machucar, etc. Assim como uma dieta saudável, a prática regular de exercícios contribui para o aumento da perspectiva de vida, assim como uma melhor qualidade destes dias.
É importante considerar que os exercícios físicos aumentam a disposição, provocando descargas de substancias que são “analgésicos” naturais, que diminuem dores musculares, favorecendo a sensação de bem estar no organismo, além de minimizar sintomas de depressão.
Segundo pesquisas da Organização Mundial de Saúde, quem começa a fumar na adolescência, continua por duas décadas ou mais, e provavelmente, morrerá 25 anos mais cedo que aqueles que não possuem o vício. A fumaça do cigarro contém um número muito grande de substancias tóxicas ao organismo. Assim, quando o fumante dá uma tragada, a nicotina é absorvida pelos pulmões, chegando ao cérebro em 9 segundos e lá estimula a melhora do humor, diminui o apetite, diminui o tônus muscular,  trazendo uma sensação falsa de relaxamento e bem estar. Mas, escondidos na fumaça, uma série de eventos ocorrem. A ausência de nicotina gera um estado de dependência caracterizado por irritabilidade, agitação, prisão de ventre, dificuldade  de concentração, sudorese, tontura, insônia e dor de cabeça. A nicotina produz o aumento da freqüência cardíaca, da pressão arterial, da freqüência respiratória e queda da contração do estomago, dificultando a digestão. Além destas ações, substancias contidas no tabaco ainda desencadeiam doenças como a pneumonia, câncer (laringe, pulmão, garganta, boca, faringe, esôfago, estomago, entre outros), infarto, bronquite crônica, etc.
Os praticantes de atividade física devem entender que a performance da musculatura em exercício depende de um suprimento energético ideal e de acordo com a demanda. Para isto, o músculo tem que estar apto para absorver as substâncias químicas, metabolizar e gerar a energia necessária para propiciar a constância dos movimentos.  Estes processos de extrema importância são afetados pela nicotina, diminuindo a funcionalidade da musculatura, gerando fraqueza, redução na atividade e habilidade motora e fadiga. Isto impede a aquisição de uma condição corporal integral.
Durante a prática de atividades físicas, os músculos adquirem ajustes metabólicos que são desencadeador visando uma melhora na realização da contração muscular. Para um fumante, estes ajustes são reduzidos, limitando a capacidade funcional e a performance.


         REFLITA!!!!!!!

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Musculação É SIM coisa de mulher!!!

      Abaixo a idéia de que malhar com pesinhos é um caminho sem volta e o resultado é um corpo masculinizado, sem curvas e com músculos exagerados. Nada disso!

      Procurando uma academia com profissionais qualificados, que lhe forneçam as dicas corretas e um programa sob medida, sem exageros, é possível SIM ganhar um corpo sarado, sem ficar "masculinizada". ESTA IDÉIA É UM MITO!!!!
     
      O corpo feminino não possui condições hormonais naturais para tornar-se "grande".

      Mantendo atividade aeróbica sempre presente, e um treino entre 15 e 20 repetições, com carga moderada, pode-se modelar a musculatura corporal sem exageros, e aos poucos.

      Mas lembre-se: você só conseguirá visualizar sua linda musculatura se a "mantinha" de gordura sobre ela for pequena. E vale lembrar também que de nada adianta realizar 300 repetições de abdominais, se você está fazendo sem sentir o movimento. E mais, os abdominais não irão diminuir sua barriguinha, eles vão ajudar a trabalhar a musculatura abdominal. Para perder a barriguinha, somente mantendo uma dieta saudável e atividade aeróbica, obtendo uma diminuição na gordura corporal total.


      PENSE NISSO.


DICAS PARA FACILITAR O GANHO DE MASSA MAGRA


1.    MALHE DORMINDO:
Dormir é essencial! Os músculos se recuperam e ganham volume enquanto você dorme. Durante a noite, o organismo adiciona um ciclo de regeneração de micro traumas que a musculatura sofreu durante o treino. Durante o sono também temos o aumento de produção do hormônio do crescimento.

2.   VÁ PARA O SOFÁ:
Dê tempo para o músculo descansar, principalmente depois de uma sessão pesada. Depois do treino, o corpo entra em modo de crescimento muscular durante 48horas.

3.   ENCHA A BOCA:
Tudo é relacionado à refeição. A primeira hora após o treino é o momento ideal para fornecer nutrientes, como a proteína, para o ganho de massa. Nessa hora o organismo repara as micro lesões provocadas pelo exercício.

4.   MUDE A INTENSIDADE:
Você vem notando poucos ganhos com a rotina que vem praticando? Desafie seu corpo! Procure variar a intensidade do treinamento para acordá-lo com novos estímulos como variar a velocidade, sempre aumentar a carga, aumentar o número de repetições ou séries e descansar menos.

5.   TOME ÁGUA:
Os músculos são compostos por 75% de água, o que facilita a síntese de proteínas. Recomenda-se beber 1 copo de água a cada 20 minutos de musculação.

6.   ADOCE A BOCA:
Consumir açúcar durante o treino contribui para o crescimento muscular, pois é um carboidrato simples de rápida absorção. O açúcar estimula a produção de insulina que, por sua vez, ajuda a absorção de proteínas. A maltodextrina é uma boa pedida.
7.   LANCHE ANTES DE DORMIR:
O corpo precisa de nutrientes para se regenerar enquanto você dorme. Cerca de 90min antes de dormir coma proteína, como o ovo, que tem alto valor biológico.

8.   TOMA LEITE:
Beba em torno e 500 ml de leite por dia. Pesquisas mostram que malhadores que tomavam leite ganhavam 10% mais músculos (com 20% menos gordura) do que os que ingeriam bebidas esportivas.

9.   ULTRAPASSE FRONTEIRAS:
Introduzir treinos com variações de repetições é outra forma de variar estímulos para ajudar o crescimento muscular. São recomendadas as pirâmides e os drop set’s.

10. FIQUE VITAMINADO:
Manter uma dieta rica em nutrientes ajuda a manter a saúde e combater os radicais livres que são produzidos durante a atividade física.

FONTE: MEN’S HEALTH Dezembro/2008.

CONHEÇA UM PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA



PROF. ED. FÍSICA não come, combina: prot+carb+vit.


PROF. ED. FÍSICA não cheira, olfata.


PROF. ED. FÍSICA não toca, faz avaliação física.


PROF. ED .FÍSICA não respira, quebra carboidratos.


PROF. ED. FÍSICA não elogia, descreve processos.


PROF. ED. FÍSICA não tem reflexos, tem mensagem neurotransmitida involuntária.


PROF. ED. FÍSICA não facilita discussões, catalisa substratos.


PROF. ED. FÍSICA não transa, faz séries com muitas repetições.


PROF. ED. FÍSICA não admite algo sem resposta, analisa o hereditário.


PROF. ED. FÍSICA não fala, coordena vibrações nas cordas vocais.


PROF. ED. FÍSICA não pensa, faz sinapses.


PROF. ED. FÍSICA não toma susto, recebe resposta galvânica incoerente.


PROF. ED. FÍSICA não chora, produz secreções lacrimais.


PROF. ED. FÍSICA não espera retorno de chamadas, espera feedbacks.


PROF. ED. FISICA não se apaixona, sofre reações químicas.