Pesquisar este blog

quinta-feira, 5 de maio de 2011

MAIS UM MOTIVO PARA NÃO FUMAR!!!


Nos dias atuais, quando a pauta é a prática de exercícios físicos, a maioria das pessoas imediatamente arruma uma “desculpa”: falta tempo, não tem companhia, não tem mais idade para isso, medo de se machucar, etc. Assim como uma dieta saudável, a prática regular de exercícios contribui para o aumento da perspectiva de vida, assim como uma melhor qualidade destes dias.
É importante considerar que os exercícios físicos aumentam a disposição, provocando descargas de substancias que são “analgésicos” naturais, que diminuem dores musculares, favorecendo a sensação de bem estar no organismo, além de minimizar sintomas de depressão.
Segundo pesquisas da Organização Mundial de Saúde, quem começa a fumar na adolescência, continua por duas décadas ou mais, e provavelmente, morrerá 25 anos mais cedo que aqueles que não possuem o vício. A fumaça do cigarro contém um número muito grande de substancias tóxicas ao organismo. Assim, quando o fumante dá uma tragada, a nicotina é absorvida pelos pulmões, chegando ao cérebro em 9 segundos e lá estimula a melhora do humor, diminui o apetite, diminui o tônus muscular,  trazendo uma sensação falsa de relaxamento e bem estar. Mas, escondidos na fumaça, uma série de eventos ocorrem. A ausência de nicotina gera um estado de dependência caracterizado por irritabilidade, agitação, prisão de ventre, dificuldade  de concentração, sudorese, tontura, insônia e dor de cabeça. A nicotina produz o aumento da freqüência cardíaca, da pressão arterial, da freqüência respiratória e queda da contração do estomago, dificultando a digestão. Além destas ações, substancias contidas no tabaco ainda desencadeiam doenças como a pneumonia, câncer (laringe, pulmão, garganta, boca, faringe, esôfago, estomago, entre outros), infarto, bronquite crônica, etc.
Os praticantes de atividade física devem entender que a performance da musculatura em exercício depende de um suprimento energético ideal e de acordo com a demanda. Para isto, o músculo tem que estar apto para absorver as substâncias químicas, metabolizar e gerar a energia necessária para propiciar a constância dos movimentos.  Estes processos de extrema importância são afetados pela nicotina, diminuindo a funcionalidade da musculatura, gerando fraqueza, redução na atividade e habilidade motora e fadiga. Isto impede a aquisição de uma condição corporal integral.
Durante a prática de atividades físicas, os músculos adquirem ajustes metabólicos que são desencadeador visando uma melhora na realização da contração muscular. Para um fumante, estes ajustes são reduzidos, limitando a capacidade funcional e a performance.


         REFLITA!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário