Pesquisar este blog

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

O OVO É INOCENTE!






                 O ovo foi considerado vilão por muitos anos. 

                 MOTIVO: ele possui 200mg de colesterol, sendo que este ultrapassa o índice diário indicado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia. 

                 O colesterol é importante na produção de ácidos biliares que são os responsáveis pela digestão das gorduras e também na constituição das membranas celulares.

                Uma pesquisa realizada pelo American Journal of Clinical Nutrition descobriu que a ingestão de 4 ovos por semana, para crianças de 6 a 12 meses de idade, não alterou os índices de colesterol sanguíneo. Esta quantidade de ovos equivaleria a 40 unidades semanais para um adulto.

                CONCLUSÃO: Consumir 1 ou 2 ovos, 3 a 4  vezes por semana, é saudável, segundo a nutróloga Tamara Mazarack. 
               
                Além do colesterol tão falado, os ovos possuem:

·         ÔMEGA 3: tem ação anti inflamatória de impacto celular e também previne alguns tipos de câncer, como o de próstata.

·         PROTEÍNAS: ajudam a compor novas células musculares, tecidos e até anticorpos. Cada ovo possui 3,6gramas de proteína na clara e 2,4gramas de proteína na gema. Possui todos os aminoácidos essenciais, incluindo o triptofano, que ajuda a manter a saúde neural, pois é precursor da serotonina que produz a sensação de prazer e bem estar. Ajuda a prevenir a depressão e a ansiedade.

·         COLINA: preserva as membranas das células de todo o organismo, deixando-as íntegras e permeáveis à entrada de vitaminas e minerais, melhorando a comunicação entre nervos e músculos. Reduz a inflamação crônica, melhora o funcionamento hepático, previne o acúmulo de gordura no fígado e ajuda na memória  concentração. Para futuras mamães, a ingestão de ovos ajuda na construção neural do bebe. A gema possui 116mg desta substância.

·         VITAMINA D+: favorece a produção de novos neurônios.

·         LUTEÍNA E ZEAXANTINA: acumulam-se no cristalino dos olhos, ajudando a prevenir a catarata e a cegueira.

                    CUIDADO: diabéticos e cardíacos devem consumir ovos com moderação.



Fonte: Revista Viva Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário