Pesquisar este blog

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

SESSÃO DE GINÁSTICA LABORAL PODE "AUMENTAR" ALUNO EM 2CM






          Uma boa sessão de alongamento durante a ginástica laboral é capaz de aumentar até 2cm de altura. Isto porque, durante o trabalho, as pessoas costumam ficar tensar e curvadas, sem prestar a atenção na postura. Vinte segundos do exercício em cada músculo podem ser suficientes para melhorar o bem estar e a aparência.


          O alongamento aumenta bastante a flexibilidade e os resultados podem ser vistos em até um mês. O recomendado é parar no limite da dor, para evitar lesões.
         Em geral, as mulheres são mais flexíveis. E mais da metade dos pacientes atendidos por ortopedistas tem problemas de coluna e ombros por sobrecarga.


Fonte: O Globo

sábado, 18 de fevereiro de 2012

COMPARANDO DIETAS DA MODA




                    O fascínio pelo corpo perfeito tem feito milhares de pessoas se submeterem a dietas rigorosas e procedimentos extremamente agressivos para conquistar o que a mídia nos impõe: Corpos esculturais. Entretanto, a alimentação não está focada apenas na beleza, pois tem se tornado um dos assuntos mais discutidos na atualidade devido ao seu poder terapêutico.
                    Apesar de a mídia focar a importância da alimentação saudável, profissionais como, médicos e nutricionistas afirmam que apenas uma dieta balanceada é capaz de trazer benefícios tanto estéticos quanto fisiológicos para o organismo.

                    O peso é uma preocupação para as pessoas. Diversos produtos, medicamentos, aparelhos milagrosos são desenvolvidos para as pessoas que querem ter um corpo perfeito. As famosas “dietas da moda” são geralmente dietas restritas em um ou vários tipos de nutrientes, por isso apresentam inúmeras desvantagens além de não serem nutricionalmente equilibradas. Essas dietas podem acarretar diversos problemas físicos e psíquicos como:

     *Reduzir o rendimento físico;
     *Causar deficiências nutricionais;
     *Provocar sobrecarga no organismo, com dietas ricas em determinado nutrientes
     *Quadros de desidratação;
     *Problemas cardíacos.


DIETA DO DR ATKINS

                    A dieta do Dr. Atkins é uma dieta pobre em carboidratos (arroz, massas, pães, açúcar, batata) e rica em proteínas e gorduras de origem animal (carnes, ovos, embutidos, bacon e embutidos).

                  Não existe base científica que sugira que esta dieta possua alguma vantagem sobre dietas convencionais. Mas, então por que alguns pacientes perdem peso com a dieta de Atkins que parece não ter restrição calórica? Na verdade, um indivíduo que faz essa dieta acaba menos calorias que uma dieta comum, isso porque é difícil para o paciente obeso adaptar-se rapidamente à grande alteração da composição da dieta.


DIETA DA LUA
  
                    A dieta da lua é uma dieta do tipo milagrosa que diz que na mudança da fase da lua deve-se ficar 24 horas em jejum de alimentos sólidos e alimentar-se somente de líquidos.

                    Essa dieta não pode ser utilizada no tratamento da obesidade porque não modifica o hábito diário alimentar; além de poder levar à perda de líquidos orgânicos e massa muscular.


DIETA  DA SOPA

                  A dieta da sopa é preparada com vários legumes, com grande quantidade de repolho. Deve-se consumir a sopa por uma semana a um mês, em todas as refeições. Essa dieta é pobre em nutrientes (proteínas, minerais e vitaminas). Além disso, não estimula a mastigação, levando ao prejuízo da função digestória. A mastigação também é importante como sinalizador de saciedade.


DIETA DO DR ORNISH

                A dieta do Dr. Ornish é uma dieta rica em carboidrato, pobre em gordura e com quantidades moderadas de proteínas. Foi desenvolvida para prevenir ou reverter a doença cardiovascular. Essa dieta é baseada em vegetais, frutas, grãos integrais, feijão, moderada quantidade de ovos, laticínios pobres em gorduras, produtos de soja e pequenas quantidades de açúcar e de farinha.
               A perda de peso ocorre porque a ingestão de calorias, provenientes dessa dieta, diminui. No entanto, a composição da dieta deixa um pouco a desejar, já que: exclui a alimentação de peixes (fonte de ômega-3) e é deficiente em vitaminas E, B12 e zinco.


DIETA DOS PONTOS
  
              A dieta dos pontos é moderada e inclui um programa de reeducação alimentar, no qual se pode comer qualquer tipo de alimento, desde que não exceda a pontuação diária. Essa pontuação é determinada de acordo com o gasto metabólico diário de cada indivíduo. Nessas dietas é enfatizada a importância de ser balanceada. O que acontece é que com essa dieta a pessoa pode consumir todos os alimentos, mas sem verificar os grupos que eles pertencem. Assim, pode consumir todos os pontos com alimentos mais ricos em carboidratos, por exemplo, descaracterizando a dieta balanceada.


DIETA DO MEDITERRÂNEO

              A dieta mediterrânea traz diversos aspectos importantes que incluem a ingestão de grandes quantidades de cereais, grãos, hortaliças, leguminosas secas, azeite de oliva, alho, ervas frescas, frutos do mar e frutas. O vinho é consumido com a alimentação em doses moderadas. Carne e aves são também consumidos com moderação. As gorduras animais na forma de manteiga, creme ou toucinho, não são incluídas na dieta.

             As bases da dieta mediterrânea cujos alimentos mais consumidos são:
  
*Azeite de oliva;
• Cereais;
• Vinho;
• Pescados.


DIETAS VEGETARIANAS

             Desde que bem planejadas as dietas vegetarianas, de qualquer modalidade, são adequadas e capazes de fornecer todos os nutrientes necessários. A exceção fica por conta da vitamina B12, que é encontrada somente em alimentos de origem animal. A  deficiência desta vitamina, muito comum em veganos e vegetarianos de longa data que não fazem suplementação, eleva os níveis de homocisteína, que predispõe a maior incidência de demência, mal de Alzheimer, osteoporose e principalmente, doenças cardiovasculares.

             Acredita-se que o efeito protetor causado por esta dieta seja decorrente da combinação de diversos fatores, como a menor ingestão de gorduras saturadas, e maior ingestão de fibras, antioxidantes, e gorduras mono e poli-insaturadas.


DIETA ORTOMOLECULAR
  
           Esta área da medicina sugere que as doenças e agravos a saúde podem ser resultado de desequilíbrios químicos ou deficiências de nutrientes. Sendo assim, a dieta ortomolecular propõe que as doenças podem ser prevenidas e tratadas com a reposição de vitaminas, sais minerais, enzimas, etc. Muitas vezes, a proposta desta reposição vem acompanhada da necessidade de suplementos nutricionais.


DIETA DO TIPO SANGUINEO


             A dieta do tipo sanguíneo sugere que de acordo com cada tipo de sangue a dieta deve seguir algumas determinações específicas. A justificativa para essa dieta é de que o tipo de sangue determina diversas funções no organismo como: funções digestivas, estruturais e metabólicas.

             O maior inconveniente da dieta justificada pelos profissionais da saúde é o fato da restrição de alguns grupos alimentares tornarem a dieta desequilibrada e a médio e longo prazo comprometer diversas funções do organismo. Segundo a dieta do tipo sanguíneo, pessoas de sangue O seriam "caçadoras carnívoras", com aparelho digestivo forte, sistema imunológico superativo e requerem metabolismo eficiente para permanecerem magros. Já indivíduos de sangue A seriam vegetarianos dóceis, e os de sangue grupo B seriam onívoros.


DIETA MACROBIÓTICA
  
                A dieta considera importante o consumo de cereais integrais produzidos localmente e leguminosas como a soja e frutas. A recomendação é que, gradativamente o consumo de produtos de origem animal seja reduzido. Alimentos ricos em açúcar, farinhas refinadas, leite e derivados são considerados prejudiciais a saúde, portanto devem ser evitados.

                Essa dieta restringe grupos alimentares importantes como às proteínas, responsáveis por diversas funções no organismo, dentre elas a produção de anticorpos, que auxiliam na proteção imunológica do corpo.


DIETA DASH
  
                A dieta DASH foi baseada em estudos sobre planos de dietas, elaborado pelo governo norte-americano na tentativa de diminuir os níveis de pressão arterial e, dessa forma, diminuir os riscos do surgimento de complicações cardiovasculares estimuladas pela pressão alta. DASH é a abreviação de "Dietary Approaches to Stop Hypertension" ou "métodos para combater a hipertensão por meio da dieta". O estudo consegue concluir que consumismo pode afetar as chances de desenvolver pressão alta.

               As principais características desta dieta é a oferta de boas fontes de vitaminas e minerais, além da redução de gorduras em geral. Nutrientes como, potássio, magnésio, cálcio, dentre outros são bem ofertados na dieta DASH.

  

             Comer alimentos nutritivos em quantidades controladas para se obter uma dieta que apresente todos os nutrientes essenciais nas quantidades recomendadas é a alternativa ideal para quem deseja controlar o peso com saúde. A melhor combinação para se controlar o peso é a da dieta com exercícios e não apenas um ou outro.
             As dietas da moda promovem uma perda de peso passageira, pois esses tipos de dietas levam a pessoa a ter uma alimentação tão fora de seus padrões que ao retornar à “alimentação normal” ela volta a comer os tipos e a quantidade dos alimentos que a fizeram aumentar de peso. A rápida perda de peso decorrente de dietas desequilibradas também incentiva o desejo de emagrecer a qualquer preço. No entanto, trata-se de uma perda de água e músculo e não propriamente de gordura. E ainda, dietas muito restritivas e com pouquíssimas calorias podem provocar graves distúrbios alimentares como anorexia nervosa e bulimia.

Doce no café da manhã pode ajudar a emagrecer!!!!!




              Quando as pessoas entram em dieta, a primeira coisa que fazem é cortar a sobremesa. Mas uma pesquisa da Universidade de Tel Aviv, em Israel, chegou a uma conclusão que vai animar que precisa perder peso: comer doce no café da manhã pode ajudar a emagrecer. Os dados são do site da revista Comopolitan e do Jornal Daily Mail.


           Os cientistas dividiram 193 obesos em dois grupos com ingestão idêntica de calorias ao longo do dia, sendo que um recebeu alimentação com pouco carboidrato e um café da manhã de 300 calorias, e o outro saboreou um café da manhã com 600 calorias com bastante proteína e carboidrato, sempre incluindo uma sobremesa (chocolate, bolo ou biscoito).

       Depois de 32 semanas de acompanhamento, constatou-se que todos os participantes perderam peso inicialmente, mas os que degustaram a primeira refeição do dia mais calórica continuaram a eliminar quilos extras depois - no total, foram cerca de 18 kg a mais que o restante. (Claro que a ingestão de carboidratos mais complexos mantem o metabolismo em funcionamento por mais tempo, ajudando no processo).

          A equipe concluiu que parte da diferença se deve ao fato de o metabolismo ser mais ativo pela manhã e os voluntários que não provaram o doce matinal se sentiram menos satisfeitos e acabavam petiscando em outro momento do dia. Além disso, cortar sobremesa por completo pode criar uma dependência psicológica e fazer com que não resista à tentação.

Fonte: Terra