Pesquisar este blog

sexta-feira, 20 de julho de 2012

MUDANÇA DE HÁBITO: CONTROLE SUA ALIMENTAÇÃO


       



    COMBATA PENSAMENTOS E ATITUDES QUE ENGORDAM: isto é SABOTAGEM!

Hoje eu mereço: o estresse do trabalho ( ou as conquistas) nos fazem acreditar que merecemos burlar nossa dieta, mas é dessas situações que se alimentam nossos quilinhos a  mais. Troque a frase “ Mereço comer isso” por “Mereço ter uma vida mais equilibrada”.

Não tenho tempo: não conseguir adequar a dieta ao tempo de trabalho é conversa fiada. Programe-se, leve um sanduíche, frutas ou a velha “marmita”. Abasteça a bolsa e a casa com frutas picadas, saladas prontas, sanduíches com recheios leves, biscoitos em embalagens individuais, etc.

Só para acompanhar: a cervejinha com os amigos pode ser uma perdição. Mas faça uma refeição balanceada antes de ir ao bar e evite comer salgadinhos e petiscos gordurosos, pois eles aumentam a sede. Opte por picles ou pasteis assados.

SUPERE SEUS VÍCIOS: APRENDA COMO RESISTIR

Café: em doses moderadas a cafeína pode até reduzir as dores de cabeça e  melhorar o raciocínio. Em excesso, gera nervosismo,insônia, agrava a gastrite e leva à dependência química. Limite saudável: 3 xícaras por dia.

Gordura: sabe a história do impossível comer um só? Ela é científica. Os alimentos gordurosos provocam menor distensão nas paredes do estômago, o que adia a sensação de saciedade, aí você fica tentado a comer mais. Para quem tem paladar aguçado para gorduras é mais difícil ainda. Limite saudável: 30% do cardápio deve conter gorduras magras ( leite desnatado, carne branca, peixe...). frituras só em ocasiões especiais.

Refrigerante:  a compulsão por refrigerante está ligado ao frescor e ao excesso de açúcar. Os refris de cola possuem cafeína, que pode causar dependência. Limite saudável: não tem!

Chocolate: o chocolate estimula a produção de serotonina,que causa a sensação de bem estar. Por outro lado, quase todos os chocolates contem grande concentração de gordura e açúcar, exagerar é ganho de peso na certa. Limite saudável: 30g por dia, de preferência meio amargo.

HORA DAS COMPRAS:
·        
                 A maioria dos supermercados já oferece vegetais lavados e picados, embalados à vácuo. Na hora  de pegar o telefone, prefira teles que tenham opções saudáveis, como a comida chinesa ou japonesa.
·         Tomar café da manhã diminui o apetite durante o dia. Compre queijos brancos, frutas, yogurtes e pão integral para a semana toda. Se a compulsão por doce aparecer, coma um quadradinho de chocolate.
·         No supermercado fique longe das tentações. A única maneira de você não comê-las é não comprá-las.

LEMBRE-SE:

·       *    Fazer dieta é a pior forma de emagrecer definitivamente. Quem alterna cardápios restritivos com períodos que chuta o balde acaba prejudicando o metabolismo e tornando a perda de peso mais difícil. Procure buscar métodos de reabilitação à longo prazo e adote um programa com etapas. A perda de peso deve ser gradativa, assim como foi pra ganhar. Os quilos a mais não surgiram da noite pro dia, e não vão sumir assim.
·         *  Não minta para si mesmo dizendo “esta é a ultima vez”.
·         *  Vá reduzindo o consumo aos poucos, até chegar no limite saudável.
·         *  Faça substituições que agradem o paladar. Troque o chocolate, por exemplo, por uma fruta bem doce.
·         *  Afaste-se da tentação. Não tenha o alimento à mão nem em casa, nem no trabalho.
·         *  Peça sempre a opção P.
·         *  Cuida da sua saúde emocional. Vícios e compulsões geralmente são relacionados a estados de depressão, estresse ou ansiedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário