Pesquisar este blog

domingo, 2 de outubro de 2011

Como saber se estou na faixa certa para a queima de calorias?

        Muitas são as teorias sobre a queima de calorias, ou mais específico....da queima de GORDURA. Mas o que muitos ainda não perceberam, é que queimamos calorias até dormindo! Nosso corpo é como um carro. Quando estamos dormindo, estamos mantendo nosso corpo "na lenta", estamos gastando o combustível, mas em menor índice possível, pois precisamos apenas manter o corpo "funcionando". A medida que aceleramos, aumentamos o giro do motor, aumentando sua temperatura, fazemos o carro "gritar" mais e eliminar mais gases, gastando assim muito mais combustível.
   
       Assim também é o nosso corpo.Mas, como podemos saber se estamos "gastando o combustível" na medida certa, sem desgastar nosso "motor"?
        
       Da mesma maneira que observamos no carro. Enquanto estamos na "lenta", ou mantendo apenas os corpo em um ritmo normal (sentado digitando, assistindo tv, etc), nossa respiração é lenta, se tivermos que conversar, fazemos isto normalmente, sem transpirar. A medida que vamos aumentado o ritmo de nossas atividades, começamos a ficar mais ofegantes (eliminando mais gás carbônico na respiração), aumentamos a temperatura corporal, começando a transpirar, e, para conversar, já elaboramos frases mais curtas, pois não temos fôlego para frases longas. ESTE É O PONTO IDEAL PARA MANTERMOS A ATIVIDADE AERÓBICA!!!

     Segundo matéria do Jornal Pioneiro, uma caminhada com intensidade moderada à intensa é considerada ideal para quem quer emagrecerm ganhar condicionamento físico e afastar o risco de doenças como diabetes, hipertensão e alguns tipos de câncer. Recomenda-se manter um ritmo entre 6,5km/h à 7,2km/h para estimular um maior gasto calórico e fortalecer o sistema cardiorespiratório. Mas por que manter nesta faixa?

     Em primeiro lugar, devemos lembrar que esta faixa é variável, pois depende muito do condicionamento de cada pessoa. Em segundo lugar, se o nível da atividade for baixo, também estaremos gastando calorias, mas não a quantidade máxima que poderíamos gastar no mesmo período de tempo. A faixa ideal é aquela em que transpiramos levemente e mantemos a respiração um pouco acelerada, de uma forma que conseguiríamos manter uma conversa com alguém. Se começarmos a exigir demais de nosso corpo, transpirando excessivamente e com uma respiração tão acelerada que não conseguimos nem raciocinar, já passamos da faixa ideal de queima calórica, passando a queimar também as reservas musculares, catabolizando os nossos músculos ao invés da gordura acumulada.

       Com o tempo, nosso condicionamento irá melhorar e nosso corpo irá se acostumar ao ritmo de caminhada. Chega então a hora de ir aumentando nosso ritmo. Gradativamente devemos colocar pequenos trechos de corrida em nossa caminhada, para melhorarmos o nosso condicionamento de maneira saudável. Devemos nos lembrar de sempre iniciar a atividade com uma caminhada, para aquecermos as articulações e a musculatura, evitando possíveis lesões. Comece colocando 30segundos de corrida a cada 2 minutos de caminhada, e , a cada dia, aumente um pouco este tempo.
       
       LEMBRE-SE: a corrida não precisa ser em uma velocidade muito elevada, um pequeno trote já aumenta a frequência cardíaca. Respeite os seus limites. Companhia é bom para o exercício, mas respeite as suas dificuldades e as do seu companheiro.



Nenhum comentário:

Postar um comentário