Pesquisar este blog

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Você sabe consumir enlatados?

Até dá para incluí-los na dieta, desde que haja cuidado para fazer isso sem prejudicar a saúde


                                  

Eles eram comuns nas situações de emergência, como uma viagem mais longa ou nas refeições rápidas para dias de férias. Mas a correria e falta de jeito para a cozinha transformaram os enlatados em donos de várias prateleiras na despensa. Carnes, vegetais, peixes e frutas em calda viram lanches práticos, aperitivos, sobremesas ou até ingredientes de receitas sofisticadas. 


Tanta versatilidade, entretanto, nem sempre rende uma dieta nutritiva. "Tem que saber como usar, definir maneiras saudáveis de preparo e tomar cuidado com o armazenamento das conservas", afirma a nutricionista Camila Leonel, da Unifesp. Está seguro de que passa por todas as etapas sem deslize? Então faça o teste a seguir e tire a prova. 

Os alimentos enlatados precisam ser lavados?

Sim, todos precisam ser lavados antes do consumo
Nota: As conservas são feitas à base de grande quantidade de aditivos químicos. Para eliminar os excessos, é aconselhável deixar o alimento pelo menos dez minutos escorrendo na água. Outra dica importante é lavar a própria embalagem antes de abrir o produto, eliminando impurezas contidas na superfície da lata e que podem entrar em contato com o alimento. "Passar uma bucha com detergente por toda a embalagem é o suficiente para uma boa higienização", afirma a nutricionista.
 Alimentos enlatados causam botulismo?
 Sim, mas hoje em dia os casos são bastante raros
Nota: A bactéria causadora do botulismo, a Clostridium botulinum, é encontrada em diversos meios desde que haja condições para o desenvolvimento como ausência de ar e pH acima de 4,5, quentes, úmidos, característica das latas de aço. Segundo a Abeaço, casos de botulismo que envolvam o consumo de latas de aço industrializadas são realmente raros. ?Os casos, em sua grande maioria, envolvem alimentos em conservas vegetais artesanais. A alta temperatura e o controle da acidez normalmente matam todos os microrganismos nocivos à saúde?, diz a Engenheira de alimentos formada Thais Fagury, gerente executiva da Abeaço.
Os alimentos enlatados:

Têm menos nutrientes que os alimentos frescos
Nota: Os enlatados ficam em desvantagem de nutriente se comparados aos alimentos frescos. "A maior diferença aparece na carne e nas frutas", afirma a nutricionista Ana Maria Figueiredo, da Unifesp. Os índices de perda de nutrientes variam entre fabricantes e o único jeito de comparar é avaliando os rótulos de cada um. No entanto, há casos em que os alimentos enlatados são mais nutritivos do que os alimentos frescos, como é o caso da ervilha, segundo um estudo realizado pela Universidade de Illiois.
Alimentos enlatados precisam ser colocados na geladeira?

Não, apenas se forem abertos
Nota: As conservas só devem ir para a geladeira depois de abertas - o processamento em alta temperatura e a ausência de ar e de luz dentro da embalagem impede que qualquer tipo de bactéria ou fungo estrague o alimento. Os enlatados podem ser guardados tanto na própria lata como também em uma embalagem de plástico. Em nenhum dos casos existe risco maior de proliferação de bactérias.
 Latas amassadas e estufadas oferecem mesmo risco?
 Não, apenas latas já abertas apresentam riscos para consumo
Nota: Antigamente, as embalagens amassadas eram mais propensas à formação de bactérias, já que a camada de verniz que impermeabiliza a lata pode era rígida e sofria avarias com um amassado na lata. "Pequenos furinhos na embalagem bastavam para deixar o alimento exposto à luz e à poeira das prateleiras, levando à proliferação de bactérias", explica Ana Maria Figueiredo. Mas, segundo a Associação Brasileira de Embalagem de Aço, hoje em dia, a película interna que impermeabiliza as latas é elástica, fazendo com que o alimento não entre em contato com o aço. O real perigo são as latas estufadas, que pode indicar fermentação causada por microrganismos. Rejeite também latas com tampas enferrujadas e com vazamentos.
O liquido dentro da embalagem deve ser:

 Pode variar de cor conforme o alimento
Nota: De acordo com a Abeaço, o líquido pode variar de cor conforme o alimento. No caso de conservas de milho ele é claro; conservas de ervilha, um pouco mais turvo e, conservas de frutas, mais cristalino amarelado tendendo para o viscoso.
Conservas apresentam mais sódio do que os alimentos frescos?

Sim, o sódio é necessário para aumentar conservação
Nota: Os alimentos enlatados realmente contêm mais sódio do que as suas versões frescas, o mineral é um dos responsáveis pela conservação de alguns alimentos dentro da lata. "O sódio dos enlatados está presente em três formas: fosfato de sódio, carbonato de sódio e benzoato de sódio, substâncias usadas na conservação de produtos processados", diz a nutricionista Camila Leonel. "No caso de conservas, como milho e ervilha, por exemplo, é utilizado apenas salmoura (água e sal), o que não é recomendado para pessoas hipertensas e diabéticas. Para esse público em especial, já existem conservas cozidas no vapor, dentro da própria lata, dispensando qualquer aditivo natural ou químico", diz Thais Fagury, gerente executiva da Abeaço.
O caldo que fica na lata é indicado para consumo?
Não, ele contém muitos conservantes
Nota: O caldo contido nas latas contém grandes quantidades de sódio, por isso o seu consumo deve ser evitado, principalmente por pessoas hipertensas e com diabetes. "O maior perigo está no excesso de sódio, que retém líquidos no corpo e aumenta a pressão sanguínea", explica a nutricionista Camila Leonel.
Qual a validade máxima de um alimento enlatado fechado?
Até dois anos
Nota: Os alimentos enlatados possuem vida de prateleira bastante prolongada, geralmente duram dois anos - no caso dos peixes, o prazo de validade pode chegar a cinco anos. Mas, após serem abertos para consumo, as conservas estragam tão rápido quanto alimentos frescos.
Enlatados causam dor de cabeça?
 Pode acontecer em algumas pessoas que sofrem de enxaqueca comem alimentos embutidos
Nota: Estudos feitos pela Universidade da Carolina do Norte mostraram que o glutamato monossódico, um aditivo encontrado em qualquer tipo de alimento embutido, pode levar a liberação de acetilcolina, estimulante nervoso que, além de ter papel na contração dos músculos, pode causar crises de enxaqueca em algumas pessoas que já sofrem com esse mal. "Como alguns alimentos embutidos são enlatados acontece essa confusão. Essa quadro não se repete em outros tipos de alimentos em conserva, como frutas, legumes, peixes e outros", explica Thais Fagury, gerente executiva da Abeaço.
As conservas fazem mal para quem tem gastrite? 
 Pode acontecer em algumas pessoas que sofrem de gastrite
Nota: Produtos ricos em conservantes, como é o caso dos alimentos enlatados, podem disparar uma crise de gastrite. "Os condimentos da conserva irritam a mucosa gástrica", afirma a nutricionista Amanda Epifânio, do Centro Integrado de Terapia Nutricional.
Fonte: Site minavida.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário