Pesquisar este blog

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Resultados de Implantação de Programas de Qualidade de Vida nas Empresas


            Qualidade de Vida no trabalho nada mais é do que um conjunto de ações de uma empresa no sentido de implementar melhorias e inovações gerenciais, tecnológicas e estruturais dentro e fora do ambiente de trabalho visando propiciar condições plenas de desenvolvimento humano para e durante a realização do trabalho.(Limongi-França, 1996).
            
           Grandes resultados foram apresentados por empresas do Brasil que implantaram programas de Qualidade Vida.

            Para cada dólar empregado no bem-estar de uma equipe na empresa, há um retorno entre 20% e 80% com redução de gastos com assistência médica, seguro de saúde e absenteísmo. O estudo da Universidade de Washington, nos EUA, dialoga com pesquisa da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento, na qual foram ouvidas mil organizações. Daquelas que adotaram novas práticas de investimento no bem-estar, em 45% houve redução no absenteísmo e, em 57%, incremento na produtividade.

            Exercícios simples, porém bem orientados, quando incentivados dentro das empresas, reduzem os índices de doenças do trabalho. Os dados são animadores quanto a redução de dor  "punhos” redução de 42% para 13% e “cervical” de 68% para 28%.
        Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) as dores nas costas atingem 80% da população. Com um trabalho voltado para esta necessidade, conseguiu-se reduzir de 71% para 41% as reclamações de dores nesta região, dos operários de uma fábrica no interior de São Paulo.
      A Atividade Física é uma grande aliada para aumentar a disposição diária. Isto já é comprovado através de pesquisas realizadas, onde 65% das pessoas que fazem parte da linha de produção, dizem que sua disposição diária aumentou após o início de nossas aulas de Ginástica Laboral.
       Mais uma vez ficou provada a importância da atividade física na rotina do homem, mas desde que ela seja uma atividade prazerosa.








Nenhum comentário:

Postar um comentário