Pesquisar este blog

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

INVERNO TAMBÉM PEDE ÁGUA


HIPERTENSÃO: PREVINA-SE!


terça-feira, 7 de agosto de 2012

CONHEÇA ALGUNS ALIMENTOS FUNCIONAIS E SUA ATUAÇÃO NO ORGANISMO



ABACATE: -- Reduz o colesterol sanguineo.

ALHO E CEBOLA: -- Estimulam a função imunológica,r emovem radicais livres e favorecem a redução do colesterol "ruim".

CENOURA, INHAME, BATATA DOCE E FRUTAS CÍTRICAS: -- Reduzem o risco de doença arterial e coronariana e de câncer graças à atividade antioxidante, além de removerem radicais livres, que danificam e aceleram o envelhecimento das células.

CHÁ VERDE: -- Reduz o risco de câncer e doenças cardíacas por sua ação antioxidante.

COUVES, BRÓCOLIS, REPOLHO E NABO: --  Previnem o câncer e doenças cardiovasculares por sua ação antioxidante nas células, pois protegem a membrana dos glóbulos vermelhos no processo de envelhecimento.

AVEIA, TRIGO E ARROZ INTEGRAL: -- Resistentes à hidrólise ( as fibras são quebradas pelas enzimas do tubo digestivo), promovem a sensação de saciedade precoce e retardam a absorção de carboidratos, açúcar e gorduras.

FRUTAS CÍTRICAS: -- Diminuem o risco de doenças cardiovasculares, pois reduzem a viscosidade sanguinea.

TOMATE VERMELHO, AMORA E GOIABA VERMELHA: -- Protegem contra o câncer de próstata e contra doenças cardiovasculares.

LEITES FERMENTADOS: -- Previnem o câncer intestinal e de colorretal e participam do controle de glicemia. Esses microorganismos colaboram com o funcionamento e com o equilíbrio dos organismos benéficos da flora intestinal.

SOJA E DERIVADOS: -- Reduzem sintomas desagradáveis do climatério, previnem osteoporose, protegem contra o câncer (principalmente o de mama e o de próstata) e contra as doenças cardíacas e diminuem o colesterol "ruim" pela ação antioxidante da isoflavona, que também reduz a produção de radicais livres.

UVA VERMELHA, SUCOS E VINHO TINTO: -- Protegem contra doenças cardiovasculares, principalmente arteriosclerose, por serem antioxidantes.

Acontece junho/2012

DICAS PARA AUMENTAR A ENERGIA EM DIAS FRIOS




1 – CHÁ DE ESTÍMULO:
Quem esquece (ou tem preguiça) de tomar água no frio não pode deixar de tomar chá. O chá mais recomendado é o de gengibre com canela, pois estas especiarias são consideradas estimulantes. E no inverno também é importante manter-se hidratado.

2 – HORA DE MALHAR:
Cada um tem uma hora favorita para fazer exercícios. A explicação é o relógio biológico e a secreção de hormônios relacionados a um maior estado de alerta. Preste a atenção no seu perfil e estabeleça seu horário, seja manhã, tarde ou noite. Outra sugestão é fazer atividade física nos horários mais quentes do dia.

3 – BANHO DE SOL
Dias mais curtos e menos luminosos são os maiores culpados pelo desânimo do inverno. Nesta época, há uma maior liberação de melatonina, o hormônio do sono. Deixa a casa bem iluminada desde cedo é o antídoto. Outra dica é aproveitar o máximo de sol possível.

4 – PACOTE ANTICÂIMBRA
Aquela contração muscular repentina, de causa desconhecida, mas associada ao esforço do exercício físico, pode aumentar no inverno. Quem tem predisposição deve caprichar numa dieta rica em minerais como sódio, potássio, magnésio e cálcio. Pera, tâmara, abobora, papaia, camarão e feijão azuqui são indicados.

5 -  RECOMPENSA
A ginástica ajuda a liberar endorfinas, neurotransmissores que tem ação analgésica, anti-inflamatória e que diminuem a ansiedade e o mal estar. Quanto maior o tempo de atividade, maior a liberação de endorfinas. Quando não fazemos exercício, a secreção é pequena e nem percebemos os benefícios. Para quem é sedentário, 30minutos já podem fazer a diferença. Quem já faz algum exercício deve tentar diferentes intensidades.

6 – ESCADA PÉS
Se seus pés insistirem em virar pedras de gelo à noite, jogue-os na água quente. Em três litros de água morna, coloque uma colher de óleo vegetal de copaíba, cinco gotas de óleo de gengibre e cinco gotas de óleo de laranja. Deixe as bolinhas de gude no fundo da bacia para massagear as solas. Diminui o cansaço e prepara para o sono.

7 – ANTIDEPRESSÃO
Aminoácido triptofano é precursor da serotonina, um neurotransmissor que ajuda a regular o humor e dá a sensação de bem estar e prazer. Se consumirmos a substancia, aumentamos a quantidade de serotonina no organismo. É quase uma ação antidepressiva. Encontramos na banana, no chocolate e em cereais integrais.
8 – BATE-BATE
Bata com um bastão de madeira no corpo todo: ombros, pescoço e costas. O bastão pode ser um pedaço de cabo de vassoura. Os movimentos deve ser intensos e a força de acordo com seu bem-estar. Isso gera mais elasticidade na musculatura e deixa ela menos encurtada. Outra ideia é bater com os pés no chão como se estivesse sapateando, mas sem sapatos.

9 – DOSES DE ENERGIA
Fazer lanchinhos de três em três horas mantém o metabolismo sempre ativo. Uma boa forma de fornecer energia pro corpo é consumir carboidratos (barrinhas de frutas, cookies integrais, frutas secas ou naturais). Os integrais são melhores porque são digeridos mais lentamente, o que gera energia continua, e são ricos em vitaminas.

10 – SEM GORDURA
Quem tem o habito de comer antes de dormir deve evitar alimentos gordurosos.  Sugestão é preparar leite desnatado com especiarias, como cravo e canela. O leite é rico em cálcio e tem triptofano, alem de ser quentinho e dar um conforto térmico.

11 – DESDEJUM DIFERENTE
Teste receitas energéticas no café da manhã. Que tal um suco feito de gengibre batido com limão e açúcar? O gengibre também pode incrementar a vitamina de frutas. Tente usar iogurte natural em vez do leite. Outra ideia é levar uma banana ao forno com melaço de cana, gergelin e amendoim torrado. Também pode ser um creme de abacate que é calórico, mas sua gordura ajuda a diminuir o colesterol.

12 – SEM SESTA
Feijoada ou lasanha são mais atrativos no inverno porque precisamos de calorias. Mas, por causa da gordura saturada, são de difícil digestão e dão sono. A energia do corpo é toda direcionada para a digestão. Para matar a vontade de gordura e manter a disposição, coma frutas oleaginosas (nozes e macadâmia) e chocolate meio amargo.

13 – CARDÁPIO TERMOGÊNICO
Há alimentos que aceleram o metabolismo, são chamados de termogênicos. Estão na lista pimenta, café, chá verde e gengibre. Tente colocar mais pimenta nos pratos de sempre.

14 – RESPIRAÇÃO LOCOMOTIVA
Utilize-se da respiração de fole para acelerar os batimentos cardíacos e aquecer o corpo. Sente-se com a coluna ereta e inspire e expire o ar rapidamente (imitando o barulho de uma locomotiva). Ao soltar o ar, recolha o abdome para expirar mais rápido. É como uma sanfona acelerada. Faça isso por 30segundos e volte a respirar normalmente. Se estiver se sentindo bem, pode repetir duas vezes.

15 – DESENFERRUJE
A variação de temperatura diminui a elasticidade das articulações. É por isso que, no frio, acordamos mais travados. Logo que acrodar, mexa-se devagar para aquecer os músculos e articulações. Se for fazer uma atividade física, o aquecimento deve começar bem mais leve e durar mais alguns minutos do que você está acostumado.

16 – EXPIRE
Em vez de inspirar mais fundo, tente expirar mais fundo. Faça uma contagem: inspire em três segundos e expire em oito. Faça isso sentado ou deitado, com a coluna ereta, e repita várias vezes. O exercício ajuda a eliminar as toxinas do organismo.

Acontece junho/2012