Pesquisar este blog

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

PERCA MUUUIIITAS CALORIAS COM O TREINAMENTO SUSPENSO



      Perder de 400 a 500 calorias durante 40 minutos de exercícios. 
SIM .......É POSSÍVEL!!!


                  A mais nova maneira de conseguir essa proeza é com o TREINAMENTO SUSPENSO, um método que consiste da utilização de um aparelho específico, já bastante conhecido nos Estados Unidos. O treino, chamado de “musculação” portátil, oferece uma alternativa de atividade física prática e eficiente, já que pode ser feito no conforto do lar ou ao ar livre.
                Através do uso de cintas de nylon ou mesmo cordas elásticas com grande resistência trabalhamos todo o corpo de forma equilibrada. Combinado com atividade aeróbica de alta intensidade, como esteira e bicicleta, a queima de gordura pode ser maior.

1 - O que é o TREINAMENTO SUSPENSO?
              É um tipo de exercício feito em um aparelho específico, onde é feito um treinamento “sem estar no chão”. O método é ideal para quem não tem tempo de ir à academia e quer fazer atividade física onde estiver como, por exemplo, em casa. O material é leve e portátil. O treino é baseado em força e equilíbrio, com características funcionais, e requer a estabilização de todas as articulações nos exercícios.

2 - Quais músculos são trabalhados neste treinamento?
           No treinamento suspenso todos os segmentos corporais são trabalhados. A carga usada neste treino é o próprio peso do corpo da pessoa que está praticando, que se transforma, assim, em uma resistência variável, permitindo que cada um escolha o grau de dificuldade dos exercícios através de mudanças na posição do corpo.

3 - Que tipo de benefício ele proporciona ao corpo?
          Um dos benefícios que pode ser atribuído ao treino é a segurança que ele promove. Dificilmente a pessoa se machuca. Se o praticante estiver fazendo de forma incorreta ele não conseguirá realizar o exercício. O método oferece aumento de força, flexibilidade, equilíbrio, resistência dos músculos e das articulações para quem o pratica.

4 - Qualquer pessoa pode praticar? Pode ser feito todos os dias?
          Qualquer pessoa pode praticar. Se for iniciante, é necessário ter uma orientação profissional e uma liberação médica. O método se adapta a qualquer pessoa, independentemente da sua condição física, proporcionando um treino seguro e eficaz. O tempo ideal de treinamento é de 30 a 45 minutos, três vezes por semana.

5 - Quais são os cuidados que se deve ter ao praticar este treinamento?
           A escolha de um piso não escorregadio é um dos cuidados primordiais para começar praticar. Além disso, deve-se tomar cuidado com o lugar no qual se fixará o aparelho para que ele fique firme e seguro. A postura na hora da prática e o auxílio de um profissional nas primeiras vezes também são importantes.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

ALGUMAS DICAS SOBRE OS ALIMENTOS


  •  Fruta é o mais perfeito alimento, gasta uma quantidade mínima de energia para ser digerida e dá ao seu corpo o máximo retorno.

  • O único alimento que faz o seu cérebro trabalhar é a glicose.

  • A fruta é principalmente frutose (que pode ser transformada com facilidade em glicose), é na maioria das vezes 90-95 % de água. Isso significa que ela limpa e alimenta ao mesmo tempo.

  • O único problema com as frutas é que a maioria das pessoas não sabe como comê-las de forma a permitir que o corpo use efetivamente os seus nutrientes.

  • Deve-se comer as frutas sempre com o ESTÔMAGO VAZIO. Porquê? A razão é que as frutas não são, em princípio, digeridas no estômago: são digeridas no intestino delgado.

  • As frutas passam rapidamente pelo estômago, dali indo para o intestino, onde libertam os seus açúcares. Mas se houver carne, batatas ou amidos no estômago, as frutas ficam presas e começam a fermentar.

  • Já comeu alguma fruta à sobremesa, após uma farta refeição, e passou o resto da noite arrotando aquele desconfortável sabor restante? É porque não a comeu da maneira adequada. Deve comer-se fruta sempre com o estômago vazio.

  • A melhor espécie de fruta é a fresca ou o suco feito na hora de beber. Não se deve beber suco de lata ou de recipientes de vidro. Porque não? Porque a maioria das vezes o suco foi aquecido no processo pelo qual o recipiente é vedado e a sua estrutura tornou-se ácida.

  • Quer fazer a mais valiosa compra que possa? Compre uma centrifuga. Pode ingerir o suco como se fosse a fruta, com o estômago vazio. E o suco é digerido tão depressa que pode comer uma refeição quinze ou vinte minutos mais tarde.

  • O dr. William Castillo, chefe da clínica de cardiologia Framington, de Massachusetts, declarou que fruta é o melhor alimento que podemos comer para nos protegermos contra doenças do coração.

  • As frutas contêm bioflavinóides, que evitam que o sangue se torne espesso e obstrua as artérias.

  • Também fortalecem os vasos capilares, e os vasos capilares fracos quase sempre provocam hemorragias internas e ataques cardíacos.

  • Os chineses e os japoneses bebem chá quente (de preferência chá verde) durante as refeições. Nunca água gelada ou bebidas geladas. Devíamos adotar este hábito!

  • Líquidos gelados durante e após as refeições solidificam os componentes oleosos dos alimentos, retardando a digestão. Reagem com os ácidos digestivos e serão absorvidos pelo intestino mais depressa do que os alimentos sólidos, demarcando o intestino e endurecendo as gorduras, que permanecerão por mais tempo no intestino.

  • Daí o valor de um chá morno depois de uma refeição. Facilita a digestão e amolece as gorduras para serem expelidas mais rapidamente, o que também ajuda a emagrecer.




sábado, 15 de outubro de 2011

Comprovado.... a preguiça também é genética!!


Cientista identifica genes que tornam as pessoas 

"preguiçosas" 


            Cientistas descobriram genes ligado à produção de energia que pode explicar porque algumas pessoas cansam rapidamente enquanto outras parecem ter uma energia inesgotável. Os pesquisadores identificaram os genes que produzem, nos músculos, uma enzima que controla a maneira como os alimentos são transformados em energia. As informações são do jornal britânico Daily Mail.
             A enzima AMPK é produzida durante o exercício físico e, quanto maior a quantidade gerada, maior o nível de energia. O coordenador do estudo, Gregory Steinberg, disse que a descoberta pode levar à criação de tratamentos para aqueles que têm dificuldade em se exercitar, incluindo obesos e asmáticos.
             Os pesquisadores criaram camundongos sem o conjunto de genes e registraram que os animais não conseguiam caminhar por mais de 40 min, enquanto os camundongos normais chegavam a correr 1 km em 20 min.Eles acreditam que o efeito em humanos deve ser similar.
É a primeira vez que a enzima AMPK é conectada a um conjunto de genes. O estudo foi publicado no jornal Proceedings of the National Academy of Sciences. O coordenador ressalta que eles também concluíram que, mesmo em pessoas sedentárias, a produção da enzima pode ser estimulada com exercício físico, o processo é apenas mais difícil e demorado.



Fonte:  Jornal do Brasil


         Mas para quem sobre deste problema, vai aí uma inspiração....


segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Mas afinal, o que é a Ginástica Laboral?


A Ginástica Laboral é uma atividade realizada no próprio local de trabalho, de curta duração e consiste em exercícios compensatórios e de alongamento das principais estruturas musculares envolvidas nas tarefas ocupacionais diárias. Não provoca cansaço físico ou sudorese, é realizada com a própria roupa de trabalho e tem como objetivo a prevenção de doenças ocupacionais
A atividade classifica-se de três formas: Preparatória, Compensatória e de Relaxamento.
A Ginástica Preparatória é realizada no início do expediente de trabalho, e tem como objetivo despertar, motivar o trabalhador.
A Ginástica de Pausa ou Compensatória é realizada durante a jornada de trabalho quebrando a rotina e relaxando o corpo já cansado, oxigenando as estruturas musculares.
A Ginástica de Relaxamento ou Manutenção é aquela realizada após o expediente e fora do horario de trabalho.Consiste em um programa de condicionamento físico para os colaboradores, aprofundando-se no trabalho aeróbico, de flexiobilidade, força e resistência muscular. Esta é implantada nas empresas através de mini academias ou em parceria com academias maiores.
Entre os beneficios adquiridos pelos colaboradores podemos citar: a prevenção de doenças relacionadas ao trabalho, diminuição da fadiga muscular e emocional, melhora da postura, aumento da capacidade de concentração no trabalho, entre outros.
Para e empresa, a Ginástica Laboral torna-se um investimento, pois ajuda a diminuir as faltas no trabalho por questões de saúde, aumenta sua produtividade, tem uma maior integração dos colaboradores e tudo isso com um baixo custo.
O principal fundamento utilizado durante uma aula de Ginástica Laboral (independente da modalidade escolhida) é o alongamento.
O alongamento caracteriza-se por:

*   Preparar os músculos, prevenindo lesões osteomusculares;
*   Reduzir as tensões musculares  e emocionais;
*  Melhorar a coordenação;
*  Aumentar a amplitude articular;
*  Estimulam a circulação sanguínea;
*  São relaxantes;
*  Recuperam o músculo cansado ao seu comprimento de repouso;
* Torna o corpo mais flexível e apto para a realização das atividades do trabalho.







domingo, 2 de outubro de 2011

Como saber se estou na faixa certa para a queima de calorias?

        Muitas são as teorias sobre a queima de calorias, ou mais específico....da queima de GORDURA. Mas o que muitos ainda não perceberam, é que queimamos calorias até dormindo! Nosso corpo é como um carro. Quando estamos dormindo, estamos mantendo nosso corpo "na lenta", estamos gastando o combustível, mas em menor índice possível, pois precisamos apenas manter o corpo "funcionando". A medida que aceleramos, aumentamos o giro do motor, aumentando sua temperatura, fazemos o carro "gritar" mais e eliminar mais gases, gastando assim muito mais combustível.
   
       Assim também é o nosso corpo.Mas, como podemos saber se estamos "gastando o combustível" na medida certa, sem desgastar nosso "motor"?
        
       Da mesma maneira que observamos no carro. Enquanto estamos na "lenta", ou mantendo apenas os corpo em um ritmo normal (sentado digitando, assistindo tv, etc), nossa respiração é lenta, se tivermos que conversar, fazemos isto normalmente, sem transpirar. A medida que vamos aumentado o ritmo de nossas atividades, começamos a ficar mais ofegantes (eliminando mais gás carbônico na respiração), aumentamos a temperatura corporal, começando a transpirar, e, para conversar, já elaboramos frases mais curtas, pois não temos fôlego para frases longas. ESTE É O PONTO IDEAL PARA MANTERMOS A ATIVIDADE AERÓBICA!!!

     Segundo matéria do Jornal Pioneiro, uma caminhada com intensidade moderada à intensa é considerada ideal para quem quer emagrecerm ganhar condicionamento físico e afastar o risco de doenças como diabetes, hipertensão e alguns tipos de câncer. Recomenda-se manter um ritmo entre 6,5km/h à 7,2km/h para estimular um maior gasto calórico e fortalecer o sistema cardiorespiratório. Mas por que manter nesta faixa?

     Em primeiro lugar, devemos lembrar que esta faixa é variável, pois depende muito do condicionamento de cada pessoa. Em segundo lugar, se o nível da atividade for baixo, também estaremos gastando calorias, mas não a quantidade máxima que poderíamos gastar no mesmo período de tempo. A faixa ideal é aquela em que transpiramos levemente e mantemos a respiração um pouco acelerada, de uma forma que conseguiríamos manter uma conversa com alguém. Se começarmos a exigir demais de nosso corpo, transpirando excessivamente e com uma respiração tão acelerada que não conseguimos nem raciocinar, já passamos da faixa ideal de queima calórica, passando a queimar também as reservas musculares, catabolizando os nossos músculos ao invés da gordura acumulada.

       Com o tempo, nosso condicionamento irá melhorar e nosso corpo irá se acostumar ao ritmo de caminhada. Chega então a hora de ir aumentando nosso ritmo. Gradativamente devemos colocar pequenos trechos de corrida em nossa caminhada, para melhorarmos o nosso condicionamento de maneira saudável. Devemos nos lembrar de sempre iniciar a atividade com uma caminhada, para aquecermos as articulações e a musculatura, evitando possíveis lesões. Comece colocando 30segundos de corrida a cada 2 minutos de caminhada, e , a cada dia, aumente um pouco este tempo.
       
       LEMBRE-SE: a corrida não precisa ser em uma velocidade muito elevada, um pequeno trote já aumenta a frequência cardíaca. Respeite os seus limites. Companhia é bom para o exercício, mas respeite as suas dificuldades e as do seu companheiro.