Pesquisar este blog

terça-feira, 14 de junho de 2011

A IMPORTÂNCIA DA NUTRIÇÃO ESPORTIVA

           Se queremos melhorar nosso condicionamento físico, aumentar o volume muscular ou perder peso, devemos sempre nos lembrar que a alimentação faz parte deste processo.
          Quem quer garantir que o treino dê um bom resultado, deve prestar atenção nas refeições antes e depois do treino. A refeição antes do treino, deve suprir a necessidade enérgica do corpo para poder realizar este exercício, mas não podemos exageram nem para menos e nem para mais na quantidade de calorias ingeridas. Isto garantirá um bom rendimento no treinamento, mesmo para quem deseja queimar aquela gordurinha localizada. O corpo necessita de energia para executar o treinamento.

      Já, após o treino, o principal é garantir uma ótima recuperação do organismo. Muitas pessoas ainda acham que o crescimento muscular ocorre exatamente no momento do exercício, mas, na verdade, a maior parte do processo de hipertrofia acontece durante o período de descanso.
     
      O stress causado durante o treinamento pelas sobrecargas, provoca microlesões nos músculos envolvidos. Para ocorrer a hipertrofia (o aumento do volume muscular), essas microlesões devem ser adequadamente reparadas (deve-se deixar o próprio corpo reparar-se delas, nada de tomar relaxante muscular, pois este ciclo se quebra) num patamar superior ao anterior. Se o indivíduo não estiver completamente recuperado, a musculatura responderá de maneira negativa, dificultando a hipertrofia. Nesse processo recuperativo, o descanso e uma ótima nutrição (balanceada) são fatores cruciais.

     É conveniente realizar uma refeição sólida em torno de 60 a 90 minutos antes do treinamento. Este período é bem variável, pois algumas pessoas possuem um metabolismo mais rápido que outras. Para quem não consegue ter esta refeição completa, vale dizer que um lanchinho 30 minutos antes sempre ajuda, mas lembre-se de ingerir os alimentos corretos e não muito "pesados". Fale com seu instrutor ou nutricionista e peça umas dicas.

       Imediatamente após o exercício, os músculos que estavam ativos se preparam para restabelecer a energia gasta e maximizar a entrada de nutrientes. Esse é o estado em que o corpo se encontra mais receptivo à absorção e ao armazenamento de energia. Durante o treino, a glicose entra nas células sem depender de insulina para isso. Este fenômeno tem duração de uma a duas horas após a atividade física. Quando se ingere um alimento nesta fase, os nutrientes entrarão nas células mais rapidamente, proporcionando uma ótima absorção.Por isso pense bem na refeição que você irá fazer, pois ela é crucial para a aparição de resultados.







sexta-feira, 10 de junho de 2011

INFORMATIVO LER E DORT

terça-feira, 7 de junho de 2011

INVESTIMENTOS EM PROGRAMAS DE EXERCÍCIOS FÍSICOS NO TRABALHO

Saiu uma reportagem muito boa sobre a Ginástica Laboral e a Qualidade de Vida nas empresas na Zero hora deste final de semana (05/06). Destaquei alguns tópicos interessantes desta matéria.
Os médicos recomendam: pratique atividade física! Para evitar males como LER, dores lombares e outros problemas mais graves, os funcionários devem levar a sério os programas de prevenção oferecidos pela empresa. Eles variam desde a Ginástica Laboral, grupos de corrida e até convênios com academias. Os incentivos aos colaboradores para manter uma melhor Qualidade de Vida são cada vez mais comuns em empresas que valorizam os funcionários e querem economizar em despesas com saúde.
Uma das atividades mais comuns é a Ginástica Laboral, que é realizada em poucos minutos, aquece o corpo (ainda mais com esse frio)e reanima os funcionários para exercerem suas atividades diárias.
Mas lembre-se: a atividade deve ser diária( ou pelo menos regular). É preciso se organizar para não faltar as aulas.
O ideal seria aliar a Ginástica Laboral à outra atividade física para obter um efeito mais positivo. Com a pratica, os colaboradores podem corrigir problemas posturais, males provocados pelo hábito de estar sentado 8 horas por dias, além de reduzir a ansiedade.
O Ministério da Saúde orienta para a escolha de bons profissionais, que estejam devidamente credenciados e com experiência. Ouvir a opinião dos funcionários também é importante na escolha da atividade.
Um programa de atividades fora do horário de trabalho ajuda no combate ao colesterol, pressão arterial, sedentarismo e a melhora do ambiente de trabalho.
(Lembra-se dos colegas do futebol? A gozação do dia seguinte não torna o ambiente de trabalho mais agradável? E as jantinhas?)